Parques a céu aberto para levar a criançada
VEJA RIO selecionou os parques da cidade - e o que eles têm de melhor - para curtir com os pequenos
Em meio a tantos programas em shopping centers, às vezes faz falta um programa ao ar livre, com paisagens naturais e deslumbrantes. Há vários desses refúgios verdes espalhados pela cidade, que oferecem desde trilhas e espaços para práticas de esportes até atrações culturais, por vezes gratuitas.
Não faltam playgrounds completos para a criançada. Para ajudar você a escolher, VEJA RIO selecionou o que há de melhor neles. Confira nossas dicas e bom passeio!
+ Destinos no Brasil para aproveitar as férias sem gastar muito
Bosque da Barra
Área verde mais visitada da Zona Oeste, o Parque Nacional Municipal Bosque da Barra dispõe de dois quilômetros de alamedas e pista de três quilômetros para caminhadas, corridas e passeios de bicicletas. Conta ainda com um lago artificial de 1200 metros quadrados. Que tal fazer um piquenique? Ou ainda observar aves, borboletas, capivaras e jacarés-de-papo-amarelo? Para alegria da criançada, o espaço de preservação ambiental dispõe ainda de churrasqueiras, recreação infantil, com brinquedos de cordas e troncos, além de caixas de areia.
Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
Localização: Avenida das Américas, Km 6, Barra
Jardim Botânico
Criado em junho de 1808 por D. João VI, o espaço foi aberto para visitação pública em 1822. Apesar de não permitir que se faça piquenique por lá, o local dispõe de parque infantil e cafés, além de abrigar o Espaço Tom Jobim, que sempre tem programação em cartaz. Numa área de 54 mil metros quadrados, o Jardim Botânico é repleto de monumentos históricos, milhares de espécies da flora brasileira e estrangeira, centro de pesquisa e biblioteca especializada em botânica.
Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h (durante o horário de verão)
Localização: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico
Parque da Catacumba
Construído onde antes funcionava uma favela, o Parque Municipal da Catacumba foi inaugurado no fim dos anos 70. Situado na Lagoa, Zona Sul do Rio. Entre seus destaques estão as atividades como arvorismo, escalada, rapel, tirolesa, pagas e operadas pela Lagoa Aventuras, além da vista privilegiada, é claro. Um museu de esculturas ao ar livre, com mais de trinta peças instaladas entre as alamedas completa a lista de atrações. Há trabalhos de artistas como Bruno Giorgi e Frans Krajcberg.
Funcionamento: diariamente, das 9h30 às 17h30 ( durante o horário de verão)
Localização: Avenida Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa
Parque da Cidade
Instalado no Alto da Gávea, esse refúgio pertenceu a nomes como o Marquês de São Vicente. Lá é possível visitar o Museu Histórico da Cidade, que conta com um acervo de quase 20 mil peças – entre elas, o trono de D. João VI. Apesar das churrasqueiras à disposição, nem sempre em bom estado, o mais comum é ver os frequentadores munidos de cestas e toalhas de piquenique.
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.
Localização: Estrada Santa Marinha, 505, Gávea.
Parque do Flamengo
Projetado por Roberto Burle Marx e Affonso Eduardo Reidy, trata-se da maior área de lazer da cidade, estendendo-se por um total de 1,3 milhões de metros quadrados. O jardim monumental, que vai do Aeroporto Santos Dumont até a Praia de Botafogo, pegando toda a orla da Baía de Guanabara, agrada a todas as idades, estilos e gostos. Entre seus grandes destaques estão áreas para piquenique, parquinho, ciclovias e setores e esportivos com pista de skate, aparelhos de musculação, quadras de futebol, vôlei, basquete e tênis. É comum praticar ainda por lá slackline. Concentra ainda o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Carmen Miranda, e os Monumentos à Estácio de Sá e aos Pracinhas.
Funcionamento: não há restrição de horário
Localização: junto à orla da Baía de Guanabara, no Flamengo
Parque dos Atletas
Legado deixado pela obra da Cidade do Rock, o espaço ganhou quadras, brinquedos para recreação de crianças, muros de escalada, pista de skate, campo de grama sintética, pista de corrida de 1 420 metros para bicicletas, caminhadas, ringue de patinação e duas academias. Nos fins de semana, é diversão garantida para a família.
Funcionamento: terça a domingo, das 6h às 22hLocalização: Av. Salvador Allende, portão 9 (Riocentro)
Parque Garota de Ipanema
Comumente conhecido como Parque do Arpoador, o espaço é privilegiado pela paisagem, além de atrair os amantes de esporte com sua quadra de jogos, rinque de patinação, pistas de skate e com a ciclovia que cruza o parque e vai até o Forte de Copacabana. Há ainda um playground com balanço e gangorra, além de palco para eventos diversos.
Funcionamento:diariamente, das 6h às 19h.
Localização: em frente à praia do Arpoador, entre a Avenida Francisco Bhering e a Rua Francisco Otaviano.
Parque Lage
Situado ao pé do Morro do Corcovado, no Jardim Botânico, o parque de 52 mil metros quadrados e localização privilegiada tem como principais atrativos, além da natureza, o chafariz, o aquário, o Lago dos Patos e brinquedos como balanço, gangorra e escorrega. Trata-se de um dos locais mais usados para piqueniques e festas infantis. Isso sem falar na piscina e no café, instalados no belo palacete local.
Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h
Localização: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico
Parque Madureira
Na área de 93 mil metros quadrados, o Parque Madureira é o terceiro maior do Rio, atrás apenas do Aterro do Flamengo e e da Quinta da Boa Vista. Erguido na Zona Norte, dispõe de pérgulas, arena de eventos, quadras esportivas, quiosques, pista de skate, lago e ciclovia, além de uma praça dedicada a shows.
Funcionamento: 5h à meia-noite (terça a quinta) e 24h nos fins de semana.
Localização: Rua Soares Caldeira, 115, Madureira
+ Dez motivos para visitar o Parque Madureira
Parque Penhasco Dois Irmãos
No fim da Praia do Leblon, o parque se localiza na encosta do Morro Dois Irmãos. Em seus quarenta hectares, é possível jogar futebol, realizar caminhadas e observar a bela paisagem, dos mirantes, com vista para as praias de Ipanema e Leblon. As crianças certamente vão gostar do lado, da quadra poliespoetiva e do miniteatro de arena.
Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h (no horário de verão)
Localização: Rua Aperana, Leblon
Quinta da Boa Vista
Antiga residência da família imperial brasileira, o local figura entre os parques mais populares da cidade. Refúgio verde, projetado pelo paisagista francês Auguste François Glaziou, o complexo de 560 500 metros quadrados abriga o Jardim Zoológico e o Museu Nacional – atrações sob medida para os pequenos. O lugar conta ainda com cascata, pontes e lagos com caiaques e pedalinhos para locação, além de trenzinho para passeios e brinquedos (tobogãs infláveis e pula-pulas). Aproveite para estender a toalha xadrez e fazer um agradável piquenique!
Funcionamento: diariamente, das 9h às 17h
Localização: Avenida Pedro II, s/n, São Cristóvão