Singapura é aqui? Como aproveitar o Parque Susana Naspolini, em Realengo
Espaço conta com sete churrasqueiras, quadras poliesportivas, áreas de recreação infantil, bosque, skate park e academia da terceira idade
A Prefeitura inaugurou, neste sábado (15), o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini. Essa é a segunda grande área verde entregue à população em 2024.
O espaço conta com 76000 metros quadrados e é inspirado no Gardens By The Bay, de Singapura. Para amenizar o calorão na Zona Oeste, cinco grandes torres, sendo duas de 17, duas de 26 e uma com 47 metros de altura, vão esguichar, por meio de 236 pulverizadores, vapor de água nos visitantes.
Entre as cinco torres haverá passarelas elevadas para que os visitantes possam caminhar e, diariamente, haverá exibições de show de luzes e música para os visitantes. O investimento da prefeitura foi de 72 milhões de reais.
O parque tem sete espaços com churrasqueiras à disposição para a população curtir o almoço com a família.
Foram construídas duas quadras poliesportivas, uma quadra de basquete 3×3, um campo de futebol de grama natural e duas quadras de futevôlei, além de um skate park com 1.506 metros quadrados.
+ Saiba como participar de passeios para avistar baleias no Rio
Foi instalada também uma Academia da Terceira Idade, além de área infantil, com três grandes setores divididos por idades para a garotada se divertir: uma para bebês e crianças até dois anos, outra para maiores de dois anos e uma terceira área infantil aquática.
O Parque Realengo Susana Naspolini também é pet friendly, permitindo a entrada de animais domésticos, desde que com coleiras.
“É um parque 100% verde, que homenageia uma mulher que cobrava o governo com muita educação, responsabilidade e respeitando os interesses do Rio de Janeiro. Esse espaço é para que os cariocas se encontrem e possam desfrutar do que ele oferece”, disse o prefeito Eduardo Paes na inauguração, anunciando que a prefeitura, em breve, fará a expansão do parque.
Um espelho d’água com jardins aquáticos refresca os visitantes. Além disso, um bosque com sete acessos se propõe a ser um local de descanso e contemplação de espécies nativas da Mata Atlântica.
O novo parque nasce ainda com um sistema de captação de água das chuvas para ajudar na prevenção de enchentes na região. Com capacidade para receber até 290000 litros de água, um reservatório foi construído no parque e será acionado sempre que necessário, em caso de fortes chuvas. Essa reserva de água poderá ser reutilizada no próprio parque para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.
O parque terá também espaço para o cultivo de alimentos: uma horta composta por dois viveiros, três composteiras, para transformar resíduos orgânicos em adubo, e dez canteiros. Os cuidados ficam a cargo da prefeitura.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Serviços municipais no parque
A Comlurb terá um posto dentro do parque, contando com uma equipe de 38 garis, divididos em três turnos de trabalho, diariamente, das 6h às 22h, com os serviços de varrição, remoção de resíduos, capina e lavagem dos oito conjuntos de banheiro.
O parque terá também 645 pontos de iluminação de LED, instalados pela Rioluz, proporcionando uma iluminação eficiente e de alta qualidade para a comunidade.
+ BRT: quais estações vão funcionar 24 horas por dia
Serviço:
Parque Realengo Susana Naspolini. Rua Carlos Wenceslau, 290, Realengo (a apenas 14 minutos a pé da estação Realengo da SuperVia). Ter. a dom., 6h/22h.