Paço Imperial abre exposição com os artistas vencedores do Prêmio PIPA 2022
A partir desta quinta (1), centro cultural recebe mostra com mais de trinta obras dos quatro contemplados, que foram selecionados entre 61 indicados
O Paço Imperial recebe a partir desta quinta (1) a Exposição dos Premiados do PIPA 2022, um dos prêmios mais importantes das artes visuais, com mais de trinta obras dos quatro contemplados: Coletivo Coletores, Josi, Uýra e Vitória Cribb.
+ Camisetas, chaveiros e os souvenirs mais legais do Rock in Rio
As criações irão ocupar o terreiro do centro cultural. O Coletivo Coletores também irá realizar um trabalho em videomapping na fachada do prédio colonial. Na abertura, Toni Baptiste e Flávio Camargo irão estacionar um led truck na Praça XV, após circular pela cidade do Rio com uma das projeções, Não Retornados. Além disso, a dupla também exibe uma videoinstalação em NFT, Histórias que Não Ninam.
De Josi, a mostra conta com uma série de pinturas com uma técnica original desenvolvida por ela: água de feijão preto sobre papel e tecido. Ela também utiliza goma de farinha de trigo e terra em seus desenhos, além de trazer a peneira e o quarador de madeira como suporte para as pinturas. Josi exibe, também, algumas esculturas de cerâmica.
+ Atenção aqui: o que pode (e não pode) entrar no Rock in Rio
Uýra exibe bandeiras com fotos do dossel (cobertura das árvores da floresta) da Amazônia. No tecido, o público pode ver os animais que habitam a Amazônia, por meio do desenho feito pelas folhas das árvores.
+ Parque Madureira comemora 10 anos com festival de música e gastronomia
Já Vitória Cribb apresenta o filme @ilusão (2020), um site-specific pensado especialmente para o Paço Imperial. A repetição de imagens do trabalho faz uma reflexão sobre o estado de ânsia, estresse, cansaço e solidão que nos acomete ao interagir com o outro, principalmente no meio digital.
+ Encontros do Palco Sunset que prometem emocionar o público do Rock in Rio
Os quatro artistas foram escolhidos entre os 61 indicados deste ano “por terem obras contundentes e representativas do que está sendo feito em um país tão plural como o Brasil”. Cada um receberá 20 mil reais como parte da premiação.
Paço Imperial Praça XV de Novembro, 48, Centro. Ter. a sáb. e fer., 12h/17h. Grátis. De 1º de setembro a 30 de outubro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui