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Othon Bastos comemora 70 anos de carreira em peça; confira mais estreias

Programação teatral traz ainda nova temporada de Histórias do Porchat, novo espetáculo de Jô Bilac e o musical Stranger Sings, entre outros

Por Kamille Viola
Atualizado em 7 jun 2024, 23h37 - Publicado em 6 jun 2024, 15h21

AntígonaCreonte

No texto original de Sófocles, após o fim de uma disputa pelo trono de Tebas em que os irmãos Polinices e Etéocles terminaram matando um ao outro, o tio deles, Creonte, que assumiu o posto, determina que Etéocles receberá todas as honrarias fúnebres, enquanto Polinices não, pois havia lutado contra a pátria. Quem desobedecesse isso seria morto. Antígona, irmã dos dois, decide sepultar o irmão à revelia. O espetáculo da cia do Pequeno Gesto, com adaptação Antonio Guedes e Fátima Saadi, que também assinam, respectivamente a direção e a a dramaturgia, se concentra no embate entre sobrinha e tio.

Espaço Cultural Sérgio Porto. Rua Visconde de Silva, ao lado do nº 292, Humaitá. Sex. e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 15,00 a R$ 50,00. Ingressos pelo Rio Cultura. Até 30 de junho.

Caravana Alucinada

Livremente inspirado na Carreta Furacão e em grupos afins, o espetáculo da Cia. Teatro Independente conta a história de artistas itinerantes que se caracterizam como figuras populares dos quadrinhos e da TV (como Fofão, Homem-Aranha e outros), animando festas pelo subúrbio e interior do país. Na trama, Yasmin (Carolina Pismel), Suelen (Kênia Bárbara), Diego (Jefferson Melo), Estela (Júlia Marini) e Gustavo (Paulo Verlings) são esses artistas, que, prestes a se separar, fazem sua última viagem juntos. Com texto de Jô Bilac e direção de Paulo de Moraes, a peça fala a capacidade do brasileiro de lidar com as dificuldades e a dor por meio da festa.

Caixa Cultural — Teatro Nelson Rodrigues. Avenida República do Paraguai, 230, Centro. Qui. a sáb., 19h. Dom., 18h. R$ 15,00 a R$ 30,00 Ingressos pelo Bilheteria Cultural.

Carmen Miranda: Pra Você Gostar de Mim

Com texto de Guilherme Gonzalez, direção de Celso Correia Lopes e atuação de Renata Ricci, que também idealizou o espetáculo, o monólogo musical é inspirado no episódio em que Carmen Miranda, consagrada nos Estados Unidos, volta ao Brasil por um show no Cassino da Urca. Com uma plateia repleta de integralistas (pessoas ligadas a um movimento de extrema-direita ultranacionalistas), a artista foi vaiada. E, sem saber desse detalhe, ficou muito triste. A peça se passa em um diálogo interior imaginário da artista consigo mesma no camarim do lugar.

Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá. Avenida Geremário Dantas, 940, Freguesia. Sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 20,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Sympla.

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Cine Coração

Transitando entre as linguagens do teatro e do cinema, o espetáculo do Coletivo (In) Comum conta a história de um homem que acredita ter encontrado o amor da sua vida em uma viagem de trem. Criada a partir de textos de Marcelino Freire, Caio Fernando Abreu, Tulio Carella, Jomard Muniz de Britto e Wellington Fernandes, esse último seu diretor, o monólogo apresenta Célio (Klever Schneider), um homem que sai em uma busca desesperada por Beto, objeto de seu desejo.

Cine Teatro Joia. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680, subsolo. Sáb., 21h. R$ 20,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Sympla. De 8 a 21 de junho.

O Diabo Na Rua, No Meio do Redemunho!

O monólogo é um recorte do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, feito pelo ator Gilson de Barros. No espetáculo Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público) e conta passagens sua vida, refletindo sobre o bem e o mal. O espetáculo é parte de uma trilogia inspirada no romance de Rosa, que começou com o solo Riobaldo e termina com O Julgamento de Zé Bebelo, previsto para 2024.

Espaço Abu. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 249, loja E. Sáb. e dom. 20h. R$ 30,00 a R$ 60,00. Ingressos pelo Sympla. De 7 a 30 de junho.

Fim de Partida

A montagem do clássico de Samuel Beckett celebra os 80 anos do dramaturgo, roteirista e diretor Eid Ribeiro, que dirige o espetáculo. Na trama, quatro pessoas estão refugiadas em um abrigo. O centro da trama são Hamm e Clov (os palhaços e atores Francisco Dornellas e Victor Dhornelas, pai e filho na vida real). O primeiro está cego e em um cadeira de rodas; o segundo é seu filho adotivo e renegado, que está impossibilitado de se sentar. Completam o elenco, em participações especiais, João Santos e Marina Viana. Os dois agem e dialogam num jogo de repetições próprio da comédia burlesca.

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CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a sáb., 19h. Dom., 17h30. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo site do CCBB. Até 30 de junho.

O Fim do Teatro

A comédia dramática com dramaturgia de Carolina Lavigne e André Sant’Anna e direção de Marco André Nunes se revezam em três narrativas que se passam no mesmo lugar, um palco: dois irmãos que herdam um teatro abandonado; a encenação da peça bíblica Caim e Abel e os questionamentos de dois técnicos que lidam com os bastidores da produção teatral. Os atores Jean Machado e Eduardo Speroni se alternam nos papéis.

Teatro Glauce Rocha. Av. Rio Branco, 179, Centro. Qua. e qui., 19h. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo Sympla. De 6 e 27 de junho.

Histórias do Porchat

Se em seu programa no GNT, Que História É Essa, Porchat?, o humorista recebe convidados para contar situações engraçadas, em seu atual espetáculo de stand-up comedy ele faz o público rir com as próprias aventuras. No palco, o artista revela situações cômicas vividas em suas inúmeras viagens pelo mundo (ele também teve um programa de viagens, o Porchat Afora). São momentos divertidos que vão desde uma massagem na Índia até um encontro com gorilas, um safári na África e uma dor de barriga no Nepal.

Teatro Multiplan. Avenida das Américas, 3900, Barra.

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Improvisa Comigo Esta Noite

Sozinho no palco, o ator Claudio Amado conta com a participação espontânea do público para criar cinco cenas inéditas e improvisadas em cada apresentação. As pessoas na plateia podem participar de diversas formas, se quiserem: cantando uma canção juntos, representando a voz de Deus, movendo o corpo ou utilizando a luz de seus celulares.

Teatro Glauce Rocha. Avenida Rio Branco, 179, Centro. Sex. (7) e sáb. (8), 19h. Dom. (9), 18h. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo Sympla. Únicas apresentações.

Leci Brandão Na Palma da Mão

Artista à frente de seu tempo, a sambista Leci Brandão é homenageada no musical, que tem texto de Leonardo Bruno e direção de Luiz Antonio Pilar. A trama é construída a partir da relação da artista (vivida por Tay O’Hanna) e sua mãe, Dona Lecy (Verônica Bonfim). Sérgio Kauff­mann representa personagens masculinos importantes na vida da cantora, como o líder comunitário Zé do Caroço, inspiração de uma de suas músicas mais famosas. Na trilha, executada ao vivo, composições de Leci, como Isso é Fundo de Quintal e Papai Vadiou.

Polo Educacional Sesc. Avenida Ayrton Senna, 5.677, Jacarepaguá. Qui. (6), 20h. Grátis. Ingressos na bilheteria uma hora antes da sessão. Única apresentação.

Língua

Com direção de Vinicius Arneiro, que assina a dramaturgia ao lado de Pedro Emanuel, a peça busca a integração entre surdos e ouvintes em cena. Na história, uma mãe prepara uma festa de aniversário para o filho (vivido pelo ator Ricardo Boaretto, que tem deficiência auditiva), surdo que cresceu rodeado de pessoas ouvintes. O encontro com aquele pequeno grupo de amigos explicita diferenças, em um espetáculo que busca causar reflexões sobre comunicação, inclusão e possíveis novos rumos nas práticas de acessibilidade.

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Sesc Copacabana. Mezzanino Rua Domingos Ferreira, 160. Qui. a dom., 20h30. R$ 7,50 a R$ 30,00. Ingressos somente na bilheteria. De 06 a 30 de junho.

Não Me Entrego, Não!

Escrito e dirigido por Flávio Marinho, o espetáculo é baseado na vida e em reflexões do ator, que celebra setenta anos de uma carreira com papéis marcantes no teatro e no cinema. Aos 91, ele conta e comenta fatos marcantes de sua trajetória, principalmente as lembranças felizes, com direito a reflexões sobre temas como amor e política. A peça é um “quase-solo”, já que Othon está em cena sozinho a maior parte do tempo, mas conta com a participação da atriz Juliana Medella em alguns momentos, representando a memória do ator, trazendo algumas observações às falas dele. Essas primeiras apresentações são ensaios abertos, com ingressos a preço promocional.

Teatro Vannucci. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º andar. Sex. e dom., 20h. Sáb., 20h30.  R$ 25,00 a R$ 50,00 (somente ensaios abertos). Ingressos pelo Sympla.  De 7 a 9 de junho (ensaios abertos) e de 14 de junho a 28 de julho, menos 5 de julho (temporada). 

Nenhum de Nós Mente ou Finge

Em 2000, Marcos França subia ao palco do Festival de Teatro de Curitiba como protagonista de uma montagem de Henrique IV, de Luigi Pirandello, pelo Teatro do Pequeno Gesto. Duas décadas depois, o ator revisita o personagem em seu primeiro monólogo, novo espetáculo da companhia. Com dramaturgia do próprio Marcos França, o espetáculo fala sobre um ator que aguarda, em vão, a chegada de um diretor para ensaiar a peça de Pirandello. A peça busca render uma homenagem ao teatro e refletir sobre o próprio ofício de ator.

Espaço Cultural Sérgio Porto. Rua Visconde de Silva, ao lado do nº 292, Humaitá. Sex. e sáb., 19h. Dom., 18h. R$ 15,00 a R$ 50,00. Ingressos pelo Rio Cultura. Até 30 de junho.

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Onde Fica a Curva?

Inspirada no conto Alertas, Mas Sem Alarme, do australiano Shaun Tan, o espetáculo conta a história de duas operárias (Catarina Dall’orto e Michele Cosendey) que se conhecem no vestiário da fábrica onde trabalham. Nesses raros momentos de alívio, elas compartilham suas angústias e alegrias. E, apesar de terem personalidades bem diferentes, acabam criando um laço que transforma a vida de ambas. A peça tem direção de Nina da Costa Reis e texto de Carolina Lavigne.

Teatro Domingos de Oliveira. Planetário. Avenida Padre Leonel Franca, 240, Gávea. R$ 15,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Rio Cultura. De 6 a 23 de junho.

Stranger Sings — Uma Paródia Musical

Com texto, música e letras de Jonathan Hogue, o musical é inspirado na primeira temporada da série de sucesso Stranger Things, que faz sucesso pelas referências da cultura pop (que aqui se juntam a brasileiras) e mistérios sobrenaturais. Na montagem brasileira, ele conta com adaptação de Vitor Louzada e direção de André Breda. A trama se passa em 1993, na pacata cidade de Hawkins. Quando o garoto Will Byers some misteriosamente, coisas estranhas começam a acontecer. A mãe dele, Joyce (Gabi Levask), convence o o chefe de polícia, Jim Hopper (Pedro Balu), a procurá-lo. Mike (Iuri Manzini), Dustin (Ada Anjos) e Lucas (Isaac Belfort) também saem em busca do amigo e encontram Onze (Giulia Nassa), que tem o poder de mover objetos.

Teatro Clara Nunes. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º andar. Sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 50,00 a R$ 120,00. Ingressos pelo Sympla. De 8 a 23 de junho.

Tela Plana 

Dividida em oito esquetes, a comédia da Cia Os Melhores do Mundo expõe os absurdos da relação com as mídias eletrônicas, em uma crítica à onipresença das telas em nossas vidas, já que hoje muitos de nós passam o dia entre celulares, tablets, laptops monitores e televisões. Prestes a comemorar 30 anos, em 2025, o grupo mantém sua formação original, com Welder Rodrigues, Adriano Siri, Ricardo Pipo, Jovane Nunes, Adriana Nunes e Victor Leal.

Teatro Casa Grande. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290-A, Leblon. Sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 60,00 a R$ 180,00. Ingressos pelo Eventim. De 8 a 16 de junho.

Vamo Acelerá Essa Festinha

Com direção de Júlia Horta, o espetáculo é um monólogo da atriz Katerina Amsler, uma festa no palco onde ela recebe, flerta e conversa com o público. Aos poucos, vão surgindo revelações: um relato real de uma mulher que sofreu o golpe Boa-Noite, Cinderela, um programa de televisão conduzido por um apresentador famoso e a bula de um remédio indutor de sono. Trafegando entre a realidade e a ficção, a peça propõe uma reflexão sobre a violência contra a mulher.

Teatro Café Pequeno. Avenida Ataulfo de Paiva, 269, Leblon. Sex. e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 30,00 a R$ 60,00. Ingressos pelo Rio Cultura. De 7 a 16 de junho.

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