Oito bloquinhos de rua para curtir com a criançada
Uma das opções é o Gigantes da Lira que, em 2017, comemora dezoito anos de folia
1- O pioneiro. Mais famoso bloco infantil da cidade, o Gigantes da Lira chega aos dezoito anos em 2017. Os pequenos foliões e seus pais — e também muitos outros marmanjos que se divertem no tradicional desfile — aproveitam a farra, que, ao som de marchinhas, parte da pracinha da Rua General Glicério e volta pela vizinha Rua Cristóvão Barcelos. Já são destaques do cortejo as estripulias do palhaço Dr. Giramundo, o “general da banda”, e a emocionada interpretação de Carinhoso, de Pixinguinha, a capela, já no fim da festa. Domingo (19), 9h, Laranjeiras.
2- Já para a pracinha! Auge de uma programação infantil que ocupa o espaço com brincadeiras, trocas de livros e outras atrações ao longo do ano, o Bloco da Pracinha, animado por uma bateria formada por crianças, embala a garotada, e seus responsáveis, com marchinhas e cantigas de roda. Oficinas e recreação também têm vez no Carnaval. Sábado (18), a partir das 12h, Praça Pio XI, Jardim Botânico.
3- Com os cavalinhos. Organizado por um grupo de pais, o Mini Bloco oferece à criançada momentos de folia na Praça Xavier de Brito, tradicional ponto de passeios a cavalo na Tijuca, e na Praça do Pomar, na Barra. Sábado (18), 9h, Tijuca; domingo (19), 9h, Barra da Tijuca.
4- Para menores. Parte da programação infantil da Sebastiana (a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade), o Que Caquinha É Essa? é a versão mirim do Que Merda É Essa?. No repertório, marchinhas de Carnaval à moda antiga. Dia 26, a partir das 10h, Ipanema.
5- De copinho na mão. Em sua sexta edição, o bloco Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho, “filho” do Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo, anima a garotada com cantigas de roda em ritmo de marchinha. Dia 27, a partir das 9h, Largo do Machado.
6- Pequenos foliões. Em sua nona edição, o Bloco da Sá Pereira Infantil, criado dentro da escola homônima e adotado pelos moradores das redondezas, reúne famílias e artistas de rua, que se apresentam usando pernas de pau, em desfile embalado por marchinhas. Sábado (18), 10h, Rua Capistrano de Abreu, Botafogo.
7- Para ver a Banda Passar. Versão para crianças de um dos mais tradicionais blocos do Rio, a Banda de Ipanema Infantil anima a garotada com um passeio musical por marchinhas, sambas, frevos e cantigas de roda. Dia 27, 16h, Praça General Osório, Ipanema.
8- Princesinha do Mar. Na programação da Banda do Lidinho, versão infantil do cortejo que sai da Praça do Lido, a criançada vai ouvir marchinhas e brincar com animadores. Dia 26, 15h, Praça do Lido, Copacabana.