Continua após publicidade

Antigo Oi Futuro, centro cultural no Flamengo muda de nome e abre exposição

Agora chamado Futuros — Arte e Tecnologia, o espaço recebe a partir desta sexta (12) a mostra gratuita Ano-Luz, com obras imersivas em torno da luz

Por Kamille Viola
Atualizado em 11 Maio 2023, 18h13 - Publicado em 11 Maio 2023, 18h12

Comemorando 18 anos, o Oi Futuro mudou de nome: agora ele se chama Futuros — Arte e Tecnologia, nome que deixa explícito a intenção do centro cultural: receber projetos que utilizem a ciência e a tecnologia como ferramenta de expressão artística, tendo o humano no centro.

+ Festival gratuito na Praia da Macumba conecta surfe, skate e arte

Nessa linha, ele recebe a partir desta sexta (12) exposição gratuita Ano-Luz, produzida pelo File — Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, com obras imersivas tendo a luz como elemento principal. Um dos destaques é instalação imersiva Lines, do holandês Daan Brinkmann e do alemão Nenad Popov. Conectados por uma teia social luminosa projetada, os visitantes participam de uma espécie de jogo em com uma experiência audiovisual.

Compartilhe essa matéria via:

Em Tempo: Cor, o brasileiro Pedro Veneroso proporciona uma experiência sinestética em que as horas são convertidas em cores por meio de um algoritmo. A obra busca trazer uma reflexão: a mudança na forma como representamos o tempo altera nossa forma de experiência do tempo?

Continua após a publicidade

+ Dia das Mães: você leva sua mãe ao cinema e o ingresso dela sai de graça

Em #L1, After Dan Flavin, do artista uruguaio Fernando Velázquez, um conjunto de 16 barras de neon e de samples de autores contemporâneos extraídos do YouTube editados pelo algoritmo emulam percursos e processos cerebrais por meio de redes neurais.

+ Tributo a Rita Lee: festa e shows homenageiam a rainha do rock brasileiro

A mostra conta ainda com sete animações em painéis de LED, entre elas Traces: Lights, do francês Jean-Michel Rolland. Experiência audiovisual a partir de um vídeo filmado de carro, à noite, em Pequim. Movimentos não controlados da câmera são usados para dar uma nova realidade às luzes da noite. A música é gerada pela variação da luminosidade total na tela.

Continua após a publicidade

Futuros Arte e Tecnologia. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Qua. a dom., 11h/20h. Grátis. Até 25 de junho

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.