Com direito a oficina de grafite, museus investem em programação infantil
Museu do Pontal promove oficinas e vivências culturais gratuitas em setembro. Programação do CCBB Educativo tem "caça aos segredos" em destaque
Museu do Pontal
Uma agitada programação toma conta do mês de setembro. No feriado prolongado do Dia da Independência, o museu funcionará todos os dias com oficinas e vivências. Na quinta (7), às 16h, a Cia Mariocas ministrará uma oficina de Bumba meu Boi. No sábado (9), no mesmo horário, será a vez de desenvolver o lado artístico e aprender técnicas na Oficina de grafite. Já no domingo (10), às 16h, os ritmos e passos do Tambor de Crioula vão tomar conta do espaço cultural. No último fim de semana do mês (26 e 27/9), o grande destaque será o Festival Pará no Museu do Pontal. O evento contará com oficinas, shows, apresentações de dança e música, exposição, feira de artesanato e a presença de três restaurantes renomados de culinária paraense.
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Qui. a dom.,10h/18h Grátis.
Casa Museu Eva Klabin
Durante o mês, o museu recebe diversas atividades gratuitas para os pequenos a partir de cinco anos. Aos sábados (23 e 30/9) e domingos (03, 10 e 17/9), sempre às 15h, a atividade “Detetives no Museu” vai levar a criançada numa aventura através de dinâmicas que envolvem decifração de enigmas, investigação de pistas e uma viagem pelo acervo de obras de arte da casa. No domingo (24/09), às 16h, haverá mais uma edição da série Concertinhos de Eva, com a harpista Maíni Moreno, que vai apresentar às crianças um dos mais antigos instrumentos musicais da humanidade. Antes da apresentação, às 14h, a oficina “Arte com Bolhas de Sabão” vai incentivar as famílias a criarem diferentes imagens usando bolhas de sabão coloridas.
Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Sáb. e dom., 15h. Grátis.
CCBB Rio
A programação do CCBB Educativo – Lugares de Cultura conta com novas atividades durante o mês de setembro para pequenos e grandinhos. Aos sábados, às 11h, a oficina “Pequenos Exploradores” apresenta a história do CCBB às famílias de um modo diferente. O passeio começa no quinto andar, onde os participantes precisam buscar uma pista na biblioteca que dará orientações para as próximas etapas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história. Já a atividade “Caminhos da Memória”, que acontece às quartas e sextas, às 12h e 18h, convida os visitantes a conhecerem o passado através da arquitetura e questiona as histórias que guardam as paredes de um prédio. Para conhecer mais atividades, acesse o site do CCBB.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui