O que já se sabe sobre o musical que celebra os 40 anos do Rock in Rio
Espetáculo contará a história da criação do festival e será apresentado dentro do evento; elenco será acompnhado por uma orquestra
Depois de uma bem-sucedida experiência em sua edição mais recente, em 2022, o Rock in Rio prepara um novo musical, a ser apresentado na edição comemorativa de seus quarenta anos, em setembro deste ano. Sonhos, Lama e Rock and Roll foi criado por Roberto Medina e tem produção musical de Zé Ricardo e concepção de Charles Möeller e Claudio Botelho.
Na trama acompanha a história de Maria Antônia Lobo (Malu Rodrigues e Bel Kutner), uma mulher determinada e apaixonada pelo mundo da publicidade e do entretenimento. Na noite de autógrafos de seu livro autobiográfico Fábrica de Sonhos, em 2024, ela começa a refletir sobre sua trajetória, embarcando em uma viagem no tempo.
+ Agenda de shows da semana tem Adriana Calcanhotto, Daniel Jobim e Baia
Suas lembranças a levam para 1984, quando, trabalhando em uma agência de publicidade, participou da realização de um festival de rock internacional no Rio. Na época, a ideia era vista como algo pouco provável, um delírio “quixotesco”.
Em meio a uma crise política e econômica no Brasil, o dono da agência, Roberto Medina, sonhava fazer o maior festival de música e entretenimento do mundo. A sonhadora Maria Antônia se torna uma das idealizadoras do evento.
Tudo isso entremeado por sucessos que foram apresentados em algum momento no festival, interpretados pelo elenco e por uma orquestra. Entre eles, Live And Let Die, de Paul McCartney (embora o beatle nunca tenha cantado no Rock in Rio, o Guns N’ Roses tocou essa música no evento); We Will Rock You e Don’t Stop Me Now, do Queen; e Crazy in Love, de Beyoncé.
O espetáculo terá cerca de quarenta minutos de duração e ocupará uma das arenas no festival. A previsão é de que aconteçam quatro sessões por dia no evento. Depois, o musical será apresentado em teatros, em uma versão ampliada para uma hora e meia com intervalo.
+ Com Palco Sunset ‘tunado’, Rock in Rio anuncia Mariah Carey e Cindy Lauper
Com o objetivo de oferecer cada vez mais experiências além de shows para o público, o Rock in Rio apostou em espetáculos com diversas exibições durante a edição pela primeira vez em 2019, quando o famoso grupo argentino Fuerza Bruta apresentou uma produção que fazia uma retrospectiva de momentos marcantes dos 34 anos do evento.
Em 2022, foi a vez de apostar no primeiro musical de autoria própria: Uirapuru, também criado por Medina, com direção musical de Zé Ricardo e produção de Möeller e Botelho. A história foi inspirada na lenda amazônica do indígena que se apaixona pela filha de um cacique e, proibido de viver seu amor, se transforma em pássaro para cantar e viver próximo a ela.
+ Em novo livro, Heloisa Teixeira revê pesquisa sobre a cultura na Ditadura
O Rock in Rio 2024 acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Parque Olímpico, na Barra. Já estão confirmados nomes como Maria Carey, Ed Sheeran, Travis Scott, Katy Perry, Imagine Dragons, Shawn Mendes e Cindy Lauper, entre outros. Em 2024, o festival celebra os quarenta anos de sua primeira edição, a serem completados em 2025.
Cidade do Rock. Avenida Salvador Allende, 6500, Barra. 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Ingressos a partir de 11 de abril no site do evento.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui