Do Centro à Gávea, o que há de novidades nas galerias de arte cariocas
Confira o roteiro com obras de Alberto Saraiva, ex-diretor da EAV, Eloá Carvalho e Anna Maria Maiolino

Silvia Cintra + Box4. Uma inscrição encontrada em uma partitura musical empresta o título para Praticar em Todos os Tons, primeira individual de Eloá Carvalho, com 26 obras inéditas. A artista pinta gestos cotidianos, como esconder um rosto atrás de um livro ou brincar com um cachorro. Com uma paleta que transita entre o branco, cinza e preto, Eloá usa pequenos toques de cores mais expressivas, como se quisesse destacar uma emoção.
Rua das Acácias, 104, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., mediante agendamento pelo 2521-0426. Até 20 de junho.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Na Semana dos Museus, a programação especial das instituições do Rio
Galeria Patricia Costa. Ex-diretor da Escola de Artes Visuais do parque Lage, o manauara Alberto Saraiva inaugura Sobre Pintura com vinte telas em acrílica e óleo. As peças revelam imagens repletas de cor e movimento, nas quais o artista busca a presença humana no horizonte — apesar dela não estar presente de forma física. No conjunto selecionado pela curadora Daniele Machado, estão obras produzidas entre 2009 e 2025, como o díptico inédito Chuvinha de Outono.
Avenida Atlântica, 4 240, lojas 224 e 225, Copacabana. Seg. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 6 de junho.

Largo das Artes. A psique humana é o objeto de estudo dos artistas Anna Maria Maiolino, Bruno Magliari, Liane Roditi, Lui Trindade, Zé Carlos Garcia, entre outros, em cartaz na coletiva Trincheiras da Alma. Com curadoria de Rubens Takamine, a exposição reúne fotografias, vídeos, pinturas e trabalhos em nanquim produzidos entre 2019 e 2025, que abordam os limites da razão, a deformação da linguagem, conflitos internos, vícios, clausuras, vazio e libertação.
Rua Luís de Camões, 2, Centro. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., mediante agendamento prévio (98155-4730). Grátis. Até 31 de maio.