Nostalgia e aniversário da Cavideo marcam mostras de cinema no Rio
Programação tem drive-in na Ilha do Governador, Retrospectiva Otto Preminger na Cinemateca do MAM e filmes de diversos países no CCBB
Cine Autorama
O projeto promete um clima de nostalgia, com sessões de cinema drive-in. Mas público que não possui carro também pode assistir aos filmes: no Rio, haverá 100 vagas para carros e 20 cadeiras por sessão. Nesta sexta (19), o documentário Motoboys do Brasil abre a programação (19h). Em seguida, é a vez da cinebiografia Mussum, o Filmis (20h), que terá recursos de acessibilidade. No sábado (20), será exibida uma seleção de curtas-metragens (19h), seguida pelo longa Gran Turismo — De Jogador a Corredor (20h), baseado em uma história real, em sessão também acessível. Por fim, no domingo (21), o público assiste a uma seleção de curtas metragens (18h30), com recursos de acessibilidade, e depois ao longa De Volta Para o Futuro 2 (19h30), clássico dos anos 80.
Associação Atlética Portuguesa. Rua Haroldo Lobo, 400, Portuguesa, Ilha do Governador. Sex. e sáb., 19h e 20h. Dom., 18h30 e 19h30. Grátis. De carro: reserva de ingressos pelo site do projeto. Pedestres: acesso por ordem de chegada.
Festival Cavideo 17 Anos
A produtora, locadora e distribuidora comemora seu aniversário com exibições de suas produções, debates e uma exposição. A abertura é nesta quinta (18), às 19h, com o lançamento da videoinstalação Viagens Cinematográficas, de Cavi Borges e Patrícia Niedermeier. Em seguida, às 21h, será exibida pela primeira vez a nova série de videoartes da dupla, Eu Sou o Cinema/O Cinema Sou Eu, com 13 trabalhos. Na sexta (19), às 21h, acontece o lançamento da nova temporada da série Material Bruto — A Memória do Cinema Brasileiro, com exibição dos episódios sobre Walter Lima Jr., Eunice Gutman e Helena Solberg. No sábado (20), às 19h, é a vez da pré-estreia de quatro curtas produzidos pela Cavideo: Umidade, de Duda Gorte; Oblívio, de Rafael Telles; Nada de Mim, de Daiane Ros; e Vídeo Book, de Gabriela Rosa Posada. Já às 21h, acontece a sessão do longa documental Maldita, de Tetê Mattos, coproduzido pela Cavideo, que mostra a história da rádio Fluminense FM.
Estação NET Rio. Sala 2. Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo. R$ 16,00. Ingressos pelo Ingresso.com. De 18 a 24 de julho.
Mostra Lugares de Culturas
Realizada pelo CCBB Educativo, a mostra conta com filmes contemporâneos de países como Bulgária, Irã, Marrocos, Espanha, Singapura, Argentina, França, China, Canadá, Togo e Brasil, com o objetivo de evidenciar o audiovisual como ferramenta de educação. Há sessões infantis, juvenis e adultas. No sábado (20), serão exibidos curtas infantis Pássaro-Drone, Shakespeare Para Todas as Idades, Coelhitos e Gambazitas e De Dentro Do Quarto (16h) e o longa As Quatro Estações da Juventude (18h), a partir de 14 anos. Já o domingo (21) traz sessões dos os curtas Tom Tamborim, Abubilla, Performance da Meia-Noite e Anacleto, o Balão (às 10h, acessível para pessoas com TEA, e às 14h) e sessão os curtas The Steak, Silent Sighs, Astronautas, El Conserje e Movimentos Migratórios (18h), a partir dos 16 anos.
CCBB. Cinema I. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa no site do CCBB. Grátis. Ingressos na bilheteria ou pelo site do CCBB. Até 4 de agosto.
Retrospectiva Otto Preminger
Mostra dedicada ao austríaco que atuou como ator e diretor em seu país e nos Estados Unidos e dirigiu grandes obras de diversos gêneros, estreladas por grandes nomes. Nesta quinta (18), será exibida a comédia dramática Um Pequeno Erro, às 18h30; sexta (19), é a vez da comédia romântica histórica Czarina, às 16h30, e do noir Laura, às 18h30; no sábado (20), a mostra apresenta os suspenses A Ladra, às 16h20, e Anjo ou Demônio?, às 18h20; no domingo (21), às 18h20, o título exibido é o drama romântico Êxtase de Amor.
Cinemateca do MAM. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Até 28 de julho. Programação completa no site do MAM. Grátis ou R$ 20,00 (contribuição sugerida). Retirada de ingressos pelo Inti.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui