Museu de Arte do Rio amplia horário de visitação e volta a abrir às terças
Além disso, espaço, com oito exposições em cartaz, terá entrada gratuita nesta quinta (18), quando se comemora o Dia Nacional dos Museus
O Museu de Arte do Rio (MAR) ampliou seu funcionamento e passa a abrir de terça a domingo, das 11h às 18h, com entrada no pavilhão de exposições até 17h. A novidade se iniciou durante a 21ª edição da Semana Nacional dos Museus, que em 2023 tem como tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. Nesta quinta (18), em comemoração ao Dia Nacional dos Museus, o espaço terá entrada grátis.
+ Com entrada grátis, Dia dos Povos Indígenas tem nova edição no Parque Lage
Atualmente, o lugar está com oito exposições em cartaz. Um Defeito de Cor é uma interpretação do livro homônimo da mineira Ana Maria Gonçalves, que narra a saga de uma mulher africana no início do século XIX, que, no Brasil, precisa lutar por sua liberdade e reconstruir sua vida, e reúne 400 obras, entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de cem artistas de diferentes localidades, do Brasil e da África.
O Retrato do Brasil é Preto, do artista visual O Bastardo, traz pessoas negras, célebres ou anônimas, como protagonistas. Já Luz no Caminho, da artista Leoa, traz o cotidiano de mulheres negras nas paisagens do subúrbio carioca.
+ Orquestra Voadora faz Carnaval fora de época no Parque Garota de Ipanema
Revenguê, de Yhuri Cruz, é uma exposição imersiva inspirada numa ficção desenvolvida pelo artista sobre um novo planeta, pelo qual perpassam os temas da vingança da vida e a política da presença. Em alguns momentos, Yhuri e outros seis artistas apresentam uma performance (as próximas acontecem nos dias 3 e 4 de junho).
+ Anota aí: as atrações imperdíveis da Semana Nacional dos Museus 2023
Nova exposição individual de Jaime Lauriano, Aqui é o Fim do Mundo coloca o artista em um papel de historiador, pelo qual a partir de esculturas, vídeos, desenhos e outras intervenções pelos signos do nacionalismo, somos convidados a revisitar os mitos formadores do imaginário da sociedade brasileira em sua ligação com o atual contexto político, social e cultural.
+ Novo festival de música na Marina da Glória terá shows de Caetano e Gil
Uma Poética do Recomeço, de César Bahia, reúne mais de 200 obras do artista, produzidas entre 2010 e 2023 e que desvelam a sua forte ligação com a cultura afro-brasileira. Todos iguais, todos diferentes?: Fotografias de Pierre Verger, apresenta mais de 200 imagens feitas pelo fotógrafo e antropólogo francês, em diversos países.
+ É de graça: MIMO Festival chega ao Rio com shows e sessões de cinema
Por fim, a coletiva A construção do MAR e a Pequena África retrata uma década do museu em mais de cem obras, entre fotografias e vídeos, fazendo um panorama de como tudo começou, com imagens do projeto arquitetônico, reformas dos edifícios e até manifestações por sua permanência.
Praça Mauá, 5, Centro. Ter. a dom., 11h/18h (última entrada para o pavilhão de exposições até 17h). R$ 10,00 a R$ 20,00. Grátis dia 18 de maio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui