Mulheres cineastas, filmes chineses… 3 mostras para conferir na cidade
Agenda traz ainda programação em homenagem ao cineasta e crítico Jean-Claude Bernardet, no CCBB; as três mostras são gratuitas
Bernardet e o Cinema
A mostra celebra os 88 anos de Jean-Claude Bernardet, crítico, roteirista, diretor, montador, ator, professor, escritor, pensador e um dos maiores nomes do cinema brasileiro. A programação traz vinte filmes com roteiro, direção ou atuação do cineasta belga naturalizado brasileiro. Além de clássicos como O Caso dos Irmãos Naves (1967), dirigido por Luiz Sergio Person e escrito por Person e Bernardet, atração do dia 14 de setembro, o evento traz o longa A Destruição de Bernardet (2016), que será exibido nesta sexta (30), às 18h. O filme de Claudia Priscilla e Pedro Marques transita entre ficção e documentário, abordando uma série de questões relacionadas à vida de Bernardet, como as críticas sofridas por seu trabalho como ator e as questões de ser uma pessoa vivendo com o vírus HIV. Programação completa pelo site do CCBB.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a dom. Programação completa pelo site do CCBB. Grátis. Até 22 de setembro.
Faróis do Cinema — Mulheres Cineastas
A quarta edição da mostra é dedicada exclusivamente a mulheres diretoras de cinema e tem curadoria de Mariana Bezerra Cavalcanti. Serão exibidos 12 longas-metragens dirigidos por cineastas brasileiras de várias gerações, acompanhados por outros 11 longas e quatro curtas indicados por elas como seus “faróis”, ou seja, obras que as inspiraram nas suas trajetórias. Também acontecem bate-papos, palestra e oficina. Nesta sexta (30), Helena Ignez apresenta Quanto Mais Quente Melhor (1959), de Billy Wilder, às 15h30, e o mais recente filme dirigido por ela, A Alegria é a Prova dos Nove (2023), a partir das 16h. Em seguida, às 18h, acontece um bate-papo com a cineasta. No domingo (1º), é a vez dos escolhidos por Beth Formaggini: seu longa Xingu Cariri Caruaru Carioca (2017), às 13h30, e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, às 15h30. Programação completa no site da Caixa Cultural.
Caixa Cultural. Rua do Passeio, 38, Centro. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes do início das sessões e das atividades. Até 8 de setembro.
Mostra de Cinema ChinaBrasil
Em sua terceira edição, a mostra reúne filmes dos dois países, com curadoria de Hélio Pitanga. Já na sua reta final, ela apresenta, nesta quinta (29), a comédia romântica Amor do Irmão Nordeste 2, de Amor do Irmão Nordeste 2, e, nesta sexta (30), a comédia Pai Acadêmico, de Su Liang, às 14h30; o drama de ação (e sucesso de bilheteria) Lâmina Errante, de Huang Zhiming, às 16h30; o curta Macaléia, de Rejane Zilles, sobre Jards Macalé, às 18h20; e a cinebiografia 10 Segundos Para Vencer, de José Alvarenga Jr., sobre a história do boxeador Eder Jofre.
Casa de Cultura Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema. Grátis. Até sexta (30).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui