Continua após publicidade

Mago das trilhas de Hollywood: mostra no CCBB faz homenagem a John Williams

Centro cultural exibe filmes com música do premiado compositor até 29 de novembro, entre eles 'E.T', 'Guerra nas Estrelas' e 'Superman'

Por Kamille Viola
Atualizado em 3 nov 2021, 16h59 - Publicado em 3 nov 2021, 16h58
Cena do personagem principal do filme E.T. com ele com o dedo aceso levantado
E.T. — O Extraterrestre: filme será exibido na Pria de Copacabana (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Estreia nesta quarta (3) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a mostra Sonora: John Williams, um panorama da carreira do compositor estadunidense no cinema, com a exibição de 27 longas-metragens, de diversos gêneros e épocas. São trilhas que se tornaram clássicas, como as de Superman: O Filme (1978), E.T. – O Extraterrestre (1983) e Guerra nas Estrelas (1977). Prestes a completar 90 anos, em fevereiro de 2022, Williams é o artista vivo com mais indicações ao Oscar e o segundo de toda sua história, perdendo apenas para Walt Disney.

+ Navio laboratório Tara aporta no Rio para debater a preservação dos oceanos

Ele trabalhou com diretores como Alfred Hitchcock, Clint Eastwood, Oliver Stone, Robert Altman e Brian de Palma, entre muitos outros. Fez a música de quase todos os filmes de Steven Spielberg, entre eles Tubarão (1976), Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Jurassic Park (1993) e E.T., todos integrantes da mostra. A seleção traz também obras raras, como Como Roubar Um Milhão de Dólares (1966), de William Wyler, uma das primeiras trilhas sonoras de Williams para o cinema.

+ Feira do Lavradio promove jazz e festival literário em novembro

Curador do evento, Rafael Bezerra observa que John Williams é um compositor que conseguiu criar temas que vão muito além do cinema. “Suas obras são tão marcantes que as pessoas gostam de ouvir em casa, no fone de ouvido e até mesmo num concerto de uma orquestra. São incontáveis as orquestras pelo mundo que apresentam suas músicas, incluindo a OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira”, aponta ele. “Ele tem um dom extraordinário de fazer a gente lembrar tanto do filme quanto da música desse filme. É impossível dissociar Guerra das Estrelas de sua trilha sonora, por exemplo, enquanto existem filmes que amamos, mas nem lembramos da trilha”, pontua.

Continua após a publicidade

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. É preciso retirar o ingresso pelo https://www.eventim.com.br. Grátis. Até 29 de novembro. Programação completa no www.ccbb.com.br

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.