Continua após publicidade

Mostra exibe fotos que geraram discórdia internacional

Em cartaz no Instituto Moreira Salles, exposição "O Caso Flávio" resgata curioso caso ocorrido nos anos 60

Por Renata Magalhães
Atualizado em 17 fev 2018, 12h15 - Publicado em 17 fev 2018, 12h15
À esq., o menino Flávio por Gordon Parks; à dir., Henri Ballot flagra a pobreza de NY (Gordon Parks/Henri Ballot/Divulgação)
Continua após publicidade

A polêmica internacional, iniciada nas páginas de duas revistas, cresceu a tal ponto que envolveu John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos. Foi assim: a revista Life, americana, enviou Gordon Parks (1912-2006) para retratar as favelas cariocas. Por aqui, o renomado fotógrafo encontrou no menino Flávio — morador da favela da Catacumba e vítima de uma doença crônica sem tratamento no Brasil — o personagem perfeito. A repercussão de sua reportagem levou O Cruzeiro, a principal revista brasileira da época, a reagir, enviando o franco-brasileiro Henri Ballot (1921-1997), outro fera das lentes, para documentar bolsões de pobreza em Nova York. Dessa contenda, sairá ganhando quem for assistir à exposição O Caso Flávio — O Cruzeiro vs Life, em cartaz a partir de quarta (21) na pequena galeria do Instituto Moreira Salles, com as imagens usadas como armas de lado a lado. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, das 11h às 20h. Grátis. Até 5 de agosto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.