Continua após publicidade

Mostra de decoração reúne arquitetos e artistas no Jardim Botânico

Oito duplas aproveitam pé-direito alto de oito ambientes do Ateliê Fernando Jaeger para explorar obras que pendem dos tetos em Olhe para cima

Por Da Redação
23 ago 2022, 14h45

E se, em vez das paredes, as obras de uma mostra pendessem dos tetos? Foi olhando para cima que Regina Kato, sócia da marca Fernando Jaeger, viu no pé direito alto, de 4,5m, do ateliê do artista a inspiração para a exposição Olhe para Cima – Espaços em suspensão. O resultado pode ser conferido pelo público até o dia 11 de outubro na simpática casa encravada na Rua Corcovado 252, no Jardim Botânico. O espaço funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h; e sábado, das 10h às 15h.

+ Grátis: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto juntos na Praia de Copacabana

“É algo bem diferente, inovador e lúdico. Uma exposição aérea, não somente com móbiles e peças pendentes, mas com verdadeiras instalações que ocupam todo o teto e não somente uma parte”, diz Regina.

Com curadoria de Simone Raitzik, a mostra reúne oito duplas formadas por um artista plástico e um arquiteto, designer de interiores ou cenógrafo. Além de ambientar cada uma das salas da casa, eles criaram obras exclusivas, realizadas com materiais diferentes em cada um dos espaços transformando a loja numa grande galeria de arte e design. “Acho que demos um desafio para os artistas que precisaram resolver como ocupar esse pé-direito generoso, sem interferir demais, nem ficar pesado no ambiente”, conta Simone.

Continua após a publicidade

+ Da serra ao litoral, os festivais que valem a viagem pelo Rio

Em praticamente todos os oito ambientes do ateliê, saem de cena as luminárias da marca e entram peças exclusivas criadas para a exposição pelos artistas e designers de forma a dialogar com seus ambientes. Participam do evento: o arquiteto Pedro Rivera com o artista plástico (e seu irmão) João Rivera; a designer de interiores Camila Niskier com Thomaz Velho; o designer Diego Raposo e a artista Gabriela Batista; a arquiteta Alice Tepedino com a artista plástica Alice Gelli; o cenógrafo e designer Alê Teixeira com a artista Patricia Secco; a Grão Arquitetura com Elizabeth Rocha; o arquiteto Miguel Capanema com Danielle Cukierman; a cenógrafa Constanza de Cordova com a artista Maria Alice Salgado. Além das oito salas ambientadas, o corredor da casa também vai exibir bordados de Patricia Secco.

Em Realce, por exemplo, os irmãos Pedro e João Rivera optaram por fazer poucas interferências no espaço – o único externo da mostra – que já tem, naturalmente, a exuberância dos jardins e todos os elementos da arquitetura original da casa. Enquanto Pedro selecionou os diversos banquinhos de madeira de Jaeger para a ambientação; João trouxe os móbiles que cria com os produtos que garimpa por aí. Nas suas peças, há de tudo um pouco: varetas de bambu, cortininhas de plástico, lanternas japonesas de papel de seda, bowls, copos descartáveis, boia de pesca, funil de silicone, mata-mosca. Objetos díspares usados de forma harmônica e lúdica para dialogar com o ambiente já existente na área externa da casa.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Já em Névoa: Diego Raposo e Gabriela Batista partem do fundo do mar para o céu: as cerâmicas de Gabriela, que remetem a corais, ganham uma nova configuração, ainda mais escultural, ao serem penduradas no teto do estar que a artista assina com Diego Raposo. Com iluminação criada em parceria com Diana Joels, o ambiente conta com móveis de linhas orgânicas numa paleta que traz azuis, marrom e branco. Há outros seis ambientes de nomes inspiradores como Espaço efêmero, Mergulho no verde e Terreno para provocar os visitantes a manter o olhar para cima.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.