Continua após publicidade

Modelos na pista

O Aeroporto Santos Dumont recebe em outubro a primeira edição carioca do Elle Fashion Preview, com as principais tendências de moda para o próximo inverno

Por Carla Knoplech
Atualizado em 2 jun 2017, 12h25 - Publicado em 26 set 2015, 01h00

Não se trata de uma previsão do tempo antecipada, mas na noite de 14 de outubro o Aeroporto Santos Dumont estará sem teto para pousos e decolagens. No lugar do vaivém de pilotos e aeromoças, o local será palco de outro desfile, o Elle Fashion Preview, que chega à sua quarta edição — a primeira realizada no Rio — e abre a temporada de lançamento das coleções de inverno das grifes brasileiras mais conceituadas. Nomes como Osklen, Lenny, Glória Coelho, Alexandre Herchcovitch, Patrícia Viera, Ellus, Água de Coco e Iódice vão antecipar as tendências que serão mostradas poucos dias depois na São Paulo Fashion Week, a principal semana de moda do país, com início marcado para o dia 19. O objetivo da versão carioca é provocar o mesmo impacto das realizadas na capital paulista. Lá o evento já aconteceu, na Ponte Estaiada, no bairro do Brooklin. Por aqui, ele terá modelos acostumadas a circular nas passarelas internacionais com criações de grifes globais. “Em um único dia, vamos promover um evento do porte de uma semana de moda inteira”, explica Susana Barbosa, editora da revista Elle, da Editora Abril, que publica também VEJA RIO. Além dos desfiles em si, a programação inclui shows da banda escocesa Belle & Sebastian e da cantora Anitta. “Estamos trabalhando para recuperar a autoestima do setor”, acrescenta Susana.

Infografico
Infografico ()

O Elle Fashion Preview se dá em um momento particularmente delicado para a moda carioca. Desde a última edição do Fashion Rio, que aconteceu em abril de 2014, não houve nenhum desfile de grande porte na cidade. A explicação está nos números. Assim como diversos setores da economia, o segmento de roupas, calçados e acessórios sofreu os duros impactos da crise econômica. As vendas caíram, grifes tradicionais fecharam filiais em pontos nobres e o faturamento das marcas diminuiu drasticamente nos últimos dois anos, impactando diretamente a cadeia produtiva do setor. Com isso, os investimentos em desfiles, naturalmente, foram os primeiros a minguar. Para Paulo Borges, diretor criativo do evento, a mostra no Santos Dumont é uma chance de despertar a atenção das grandes entidades, públicas e privadas, para a vitalidade criativa do ramo. “O Rio está passando por uma revolução nos últimos oito anos, sediou a final da Copa e receberá os Jogos Olímpicos, mas infelizmente a moda saiu do foco. Esta será uma excelente oportunidade para reaquecer o setor”, avalia.

Ellen Fashion Preview
Ellen Fashion Preview ()

No que depender da estrutura montada à beira da Baía de Guanabara, realmente não faltarão atrações para impressionar o público. A começar pelo ineditismo do local escolhido: o aeroporto. As modelos sairão de dentro de um hangar para desfilar pela pista de pouso e decolagem. Para um evento de tal envergadura, cerca de 500 profissionais estão diretamente envolvidos na produção, que exige uma complexa logística, já que o último avião deverá pousar perto das 23 horas. “Tudo precisa estar muito bem ensaiado, porque teremos de fazer a montagem da passarela na hora, tão logo o espaço aéreo seja fechado”, revela Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory, que já organizou eventos de grande porte como a Jornada Mundial da Juventude, o Rock in Rio e o Carnaval de Rua. Um detalhe curioso: assim como os passageiros, todos os cerca de 800 convidados seguirão à risca os procedimentos da Infraero para o embarque, tendo de passar pelos controles de segurança e pelas máquinas de raio X para chegar à área do desfile.

Continua após a publicidade
A banda escocesa Belle & Sebastian: show para fechar a noite de moda
A banda escocesa Belle & Sebastian: show para fechar a noite de moda ()
Cantora Anitta: show para fechar a noite de moda
Cantora Anitta: show para fechar a noite de moda ()

Com uma escalação que engloba os mais renomados estilistas do Rio e de São Paulo, o Elle Fashion Preview vai mostrar as principais tendências de moda para as coleções de inverno de 2016. Muito do que está em voga nas passarelas internacionais, apresentado por grifes de alta-costura, poderá ser visto aqui, mas o toque autoral dos estilistas locais promete ser a grande atração da noite. A carioca Patrícia Viera, referência em peças de couro, inspirou-se em uma viagem recente que fez à região do Atacama, no Chile. Ela se deixou seduzir pelo céu estrelado do deserto e pela geografia dos vulcões para criar peças com texturas aparentes. A mineira Glória Coelho montará um desfile baseado em alfaiataria. “A paisagem é linda, e será uma oportunidade única de estarmos dentro da pista, em meio aos aviões”, diz, animado, Alexandre Herchcovitch, que trará influências da era vitoriana em suas produções. Cada um dos dez criadores mostrará oito looks, apresentados por 64 belas modelos que já estão autorizadas a taxiar pela pista do Santos Dumont.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.