É de graça: Museu Nacional de Belas Artes completa 85 anos e exibe obras apreendidas pela Lava Jato
São 12 pinturas, entre trabalhos de Di Cavalcanti, Djanira e Emeric Marcier. Acervo é avaliado em R$ 10 milhões
Na próxima quinta (13), o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) completa 85 anos. Para celebrar a data, o espaço, que atualmente está fechado, abre as portas ao público para apresentar obras recém-incorporadas ao acervo, que foram doadas à instituição pela Lava Jato.
+ BBB 22: as novidades da casa mais vigiada do Brasil
O evento Aberto Para Obras vai expor 12 pinturas, sendo dez de Di Cavalcanti — entre elas Carnaval, Três Figuras Femininas, e Figuras Feminina e de Gato —, uma de Djanira e uma de Emeric Marcier. Além da exibição, haverá uma palestra sobre este acervo, a ser ministrada por técnicos do MNBA. As vagas são limitadas a 30 pessoas. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail mnba.eventos@gmail.com.
O conjunto de trabalhos, avaliado em R$ 10 milhões, pertenceu ao doleiro Dario Messer, acusado de participar do esquema de lavagem de dinheiro que resultou na prisão do ex-governador do Rio Sérgio Cabral. A doação é resultado de um processo iniciado em 2019, fruto de uma parceria entre o Ministério Público Federal, a Procuradoria Federal e a Advocacia Geral da União.
MNBA. Sala Bernardelli. Avenida Rio Branco, 199, Centro. Qui. (13), 15h/16h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui