No mês da mulher, Teatro Prio e Blue Note têm programação 100% feminina
De Fernanda Montenegro e Rafaela Azevedo, no teatro do Jockey, a Alice Caymmi e Tiê, na casa de shows de Copacabana, elas brilham nos palcos cariocas
Blue Note
Na casa de shows, a programação comemorativa começa nesta sexta (1º), com show da cantora, compositora e violinista Badi Assad. Em Mulheres do Mundo, ela interpreta canções de autoria própria ou de outras compositoras, de Björk a Lorde. Na mesma noite, a francesa Manu Le Prince, que apresenta o show Love To Wayne Shorter, homenagem ao saxofonista americano, seu amigo e parceiro musical, morto ano passado. No sábado (2), Analu Sampaio, interpreta canções de grandes nomes da MPB e também canções autorais inéditas. Na sequência, é a vez do Duo Gisbranco, formado por duas pianistas, Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. Entre os trabalhos mais recentes da dupla, está o álbum Pássaros (2018). Na quarta (6), Malú Lomando faz uma apresentação em homenagem a Maria Bethânia. Em seguida, Tacy, que viveu a cantora no teatro, canta o repertório de Cássia Eller. Na quinta (7), quem se apresenta é a violonista clássica Gabriele Leite, que em 2023 lançou o álbum Territórios. No dia 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, a casa recebe os shows da cantora e multi-instrumentista Nilze Carvalho e, em seguida, da cantora Alice Caymmi, que apresenta o espetáculo Kali. No dia 9, a cantora Juliana Linhares e o violonista Rodrigo Garcia apresentam em dois horários o show No Raso da Catarina, dedicado ao cancioneiro nordestino, buscando contrapontos entre o tradicional e o contemporâneo. A programação conta ainda com Mariana Volker (13), Delia Fischer (15), Fernanda Santanna Canta Elis (14), Alegria em Tribute To Sade (15), Ariacne Trujilo (15), FourPlusOne em Aretha Franklin Tribute e em Divas Stronge Women (16), Monique Kessous (20), Dora Toiá (20), Daúde (21), Beatrice Mason (21), Go Black e Mariana no show Amy Winehouse Lives (22), Liz Rosa em 50 Anos de Elis & Tom (27), Márcia Taiul com Rildo Hora e Misael da Hora (27), Julia Vargas (28), Mila Santana (28), Tiê (29) e Carol Panesi (29).
Avenida Atlântica 1910, Copacabana. Horários e ingressos pelo site do Blue Note.
Teatro Prio
A programação começa com o espetáculo King Kong Fran, da atriz e palhaça Rafaela Azevedo, desta sexta (1º) a domingo (3). Sucesso na internet com a personagem Fran, ela faz uma mistura de cabaré e circo para fazer uma crítica à violência contra a mulher, usando altas doses de ironia para debater temas como machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero. Já Fernanda Montenegro apresenta, entre os dias entre os dias 8 e 31 de março, a leitura dramática extraída da obra A Cerimônia do Adeus, de Simone de Beauvoir. Autora fundamental do feminismo contemporâneo, ela relata os últimos anos do também filósofo Jean-Paul Sartre (com quem teve um relacionamento por 51 anos, até a morte dele, em 1980) e aborda as reflexões dele acerca da velhice, da morte e de outros temas importantes em sua trajetória. Também hit na internet, a comediante Giovana Fagundes apresenta no dia 13 de março A História Que Nos Contaram, em que, sempre com muito deboche, faz reflexões sobre temas como descobrimento do Brasil, racismo, casamento, monogamia e sexo. A jornalista Natália Boere recebe Adriana Calcanhotto dia 20 de março no talk-show Me Cante Uma História, revelando curiosidades por trás de canções suas. Por fim, para Elisa Lucinda apresenta o show Baile Perfumado, ao lado do maestro Luis Filipe de Lima, no dia 26 de março. A performance é uma inspiração no que a artista batizou de letra preta brasileira, reunindo canções de autores negros.
Teatro Prio. Jockey Club. Avenida Bartolomeu Mitre, 1110-B, Leblon. Horários e ingressos pelo Sympla.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui