Atenção, megablocos passando: onde e quando eles vão desfilar no Rio
Programação traz cortejos que reúnem mais de 100 000 pessoas, como o Cordão da Bola Preta, neste sábado (2), e o Fervo da Lud, na terça de Carnaval (4)

A rua Primeiro de Março, no Centro, recebe a partir deste fim de semana os quatro últimos megablocos que se apresentam no Rio neste ano. O nome é dado aos cortejos que reúnem mais de 100 000 pessoas.
A farra começa com o tradicional Cordão da Bola Preta, neste sábado (2); segue com o Fervo da Lud, na terça de Carnaval (4); conta com o Bloco da Anitta, no sábado das campeãs (8 de março); e termina com o Monobloco, no domingo pós-folia (9 de março), como manda a tradição. Veja a seguir os dias, horários e detalhes de cada um.
+ Nem Sapucaí, nem bloco: shows e festas para curtir no Carnaval
Sábado (1º)
Cordão da Bola Preta
Fundado em 1918, é o bloco mais antigo em atividade no Rio e um dos mais antigos do país. A agremiação sempre começa os desfiles com seu hino, a Marcha do Cordão da Bola Preta (do verso “quem não chora não mama”), de Nelson Barbosa e Vicente Paiva, e termina com Cidade Maravilhosa, de André Filho. O bloco sempre atrai uma multidão e já chegou a desfilar com mais de dois milhões de pessoas.
Concentração: 7h
Início às 9h
Terça (4)
Fervo da Lud
Comandado por Ludmilla, o bloco estreou no Carnaval carioca em 2018. A cantora e compositora passeia por ritmos como funk, pagode, axé, pop e MPB, e recebe convidados no seu trio elétrico.
Concentração: 7h
Início às 8h
8 de março (sábado)
Bloco da Anitta
Lançado em 2016 pela cantora, inicialmente com o nome de Bloco das Poderosas, o cortejo acontece no sábado das campeãs, que coincide com o Dia Internacional da Mulher. O repertório traz sucessos da própria Anitta, além de hits do funk, axé e pop.
Concentração: 7h
Início às 9h
9 de março
Monobloco
Criado em 2001, o Monobloco ajudou a mudar a cara do Carnaval carioca, com suas oficinas de percussão e versões carnavalescas de músicas dos mais diversos gêneros musicais, passando por clássicos da MPB, funk, axé, reggae, rock e, é claro, samba. O bloco, que tem entre seus fundadores o cantor e compositor Pedro Luís, hoje conta com mais de 140 batuqueiros.
Concentração: 7h
Início às 9h