Novo poder: Maxwell Alexandre abre galeria própria em São Cristóvão
Um dos nomes de maior destaque da nova geração nas artes visuais brasileiras, artista apresenta o espaço, onde expõe novas obras com entrada gratuita
Um dos nomes de maior destaque da nova geração nas artes visuais brasileiras, Maxwell Alexandre acaba de inaugurar um espaço aberto ao público. O Pavilhão Maxwell Alexandre fica em São Cristóvão, na zona norte, abre de terça a domingo e tem entrada gratuita.
+ A volta de Pressa, Cão Vadio e mais espetáculos que estreiam no Rio
A ideia do lugar é exibir as criações de Alexandre em desenvolvimento, incluindo trabalhos inacabados. A primeira exposição que o lugar recebe é Novo Poder: Passabilidade, em que o artista retrata pessoas negras dentro de espaços consagrados de contemplação de arte, como galerias, museus e fundações.
São pinturas em grandes dimensões sobre papel pardo, uma marca registrada do artista, que trazem imagens de pessoas negras, geralmente sobre fundo branco, e estão penduradas pelo amplo galpão. A mostra fica em cartaz até 4 de junho.
+ Theatro Municipal recebe Giselle, um dos balés mais famosos do mundo
O título traz um tanto de ironia, já que passabilidade é a capacidade de uma pessoa ser socialmente lida como alguém de grupo identitário diferente do seu — por exemplo, uma pessoa negra se passar por branca —, e exposições de arte costumam ser frequentadas majoritariamente por brancos no Brasil. Obras da mesma série estão sendo exibidas atualmente em uma individual de Maxwell Alexandre em Madri.
Pavilhão Maxwell Alexandre. Rua Figueira de Melo, 421, São Cristóvão. Ter. a dom., 14h/20h. Grátis. Até 4 de junho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui