Continua após publicidade

Arte no Centro: MAR, Paço Imperial e Cidade do Samba inauguram exposições

A Praça Mauá recebe ainda, no fim de semana, a mostra imersiva O Futuro do Ser, que narra o papel da ciência na longevidade humana

Por Kamille Viola
Atualizado em 23 mar 2023, 18h44 - Publicado em 22 mar 2023, 17h08

Cidade do Samba

Pela primeira vez em seus 17 anos, a Cidade do Samba recebe uma exposição. Inside Out — Mãe, Um Retrato reúne registros de 1.700 mulheres de todos os estados brasileiros, entre elas 12 matriarcas das escolas de samba do Rio. As imagens, no formato de lambe-lambes, foram coladas na fachada do edifício, voltadas para a rua. A ideia é trazer visibilidade para o trabalho das mães. Foram feitas mais de 100 entrevistas com essas mulheres, durante 65 ações fotográficas, que contaram com 70 fotógrafos de todo o país. A curadoria é de Nina Soutoul e Verônica Linder, que também preparam documentário a partir do projeto.

Rua Rivadávia Corrêa, 60, Gamboa. Diariamente, 24 horas. Grátis. Até o segundo semestre.

O Futuro do Ser

Com roteiro de André Castilho e arte visual de Lucas Gutierrez, a exposição é uma experiência imersiva e artística que narra o papel da ciência na longevidade humana, e acontece neste sábado (25) e domingo (26) em uma estrutura com três domos montada em frente ao Museu do Amanhã. A mostra foi idealizada com o objetivo de inserir o observador como protagonista de toda a jornada de conhecimento, ao utilizar recursos tecnológicos sensoriais com imagens, sons e efeitos visuais. A visitação será feita por grupos de 50 pessoas por vez.

Continua após a publicidade

Praça Mauá,1, Centro, em frente ao Museu do Amanhã. Sáb. (25), 12h/18h. Dom. (26), 10h às 18h. Grátis.

Museu de Arte do Rio

Duas novas mostras chegam ao MAR, tendo a negritude como tema. O Retrato do Brasil é Preto, primeira individual de O Bastardo, traz retratos realizados com a técnica do grafite e inspirados por desenhos de rua. Em suas telas, pessoas negras, célebres ou anônimas, são protagonistas. Já Luz no Caminho, primeira individual de Leoa, apresenta uma série de pinturas inspirados em sua vida em Bangu, na zona oeste, com a mulher negra no centro. A artista conta que a exposição narra um cotidiano onde ela observa a natureza de sua realidade social.

Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 11h/18h (última entrada 17h).  O Retrato do Brasil é Preto: R$ 10,00 a R$ 20,00. Luz no Caminho: Grátis.

Continua após a publicidade

Paço Imperial

O centro cultural recebe seis novas exposições. A coletiva O Que Nos Faz Amar e Enlouquecer Antes do Dilúvio reúne os trabalhos dos doze artistas que participaram do Programa Imersões Poéticas, da Escola Sem Sítio, no segundo semestre de 2022. Entre eles, Amanda Coimbra, Diego Callegario e Juana Barca. Já Do Cortorno das Sombras traz 20 trabalhos, a maior parte deles inédita, da artista Monica Mansur, com imagens capturadas com câmeras sem lente (pinhole ou estenopeicas), fotografia infravermelha, objetos, vídeo e instalações. Terreirinho, de Gabriela Machado, reúne pinturas e esculturas da artista de datas e séries diferentes. Memória, Projetos, Obras traz fotos de projetos do o arquiteto português Souto de Moura, como o Estádio Municipal de Braga. Anna Braga — Submersões reúne 36 obras, entre instalações, pinturas, desenhos, fotos, vídeos e objetos inéditos. E Boneca de Papel, de Maria Fernanda Lucena, traz pinturas a óleo em caixas de papelão e o estilo de recorte e colagem da artista.

Praça XV de Novembro, 48, Centro. Ter. a dom., 12h/18h. Grátis. 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.