Aniversário do MAR, jogo de luzes no CCBB e mais novidades nos museus
Semana tem ainda a estreia de exposição de meteoritos raros no Museu de Ciências da Terra e da coletiva Dos Ritos, Os Dias, em ateliê na Escadaria Selarón
A Construção do MAR e a Pequena África
A mostra, que celebra os dez anos de existência do MAR, reúne mais de cem obras, entre fotografias e vídeos, que lembram fatos importantes da história do museu. O espaço nasceu com o desafio de dialogar com a região onde está localizado, a chamada Pequena África. A nova exposição conta boa parte dessa história, por meio de obras e fotografias de Jaime Acioli, Thales Leite, César Barreto, Giselle Beiguelmann, Ayrson Heráclito, Tia Lúcia, Virgínia de Medeiros, Paula Trope, Yuri Firmeza e Lasar Segall, entre outros. Como fica no foyer, a exibição é gratuita.
Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 11h/18h (ultima entrada às 17h). Grátis. Até 25 de junho.
Dos Ritos, Os Dias
A coletiva marca o encerramento do 5º Ciclo da Residência Artística do espaço de arte. Os artistas Azizi Cypriano, Bea Machado, Hildebranda, Jean-Marie Fahy, Jessica von Lehsten Goes, Manoela Monteiro, Mariana Honório, Patricia Heuser e Thiago Noronha apresentam obras resultantes das pesquisas desenvolvidas ao curso da residência em interlocução com o espaço físico da casa. curadora. O dia a dia no ateliê, percebidos por alguns como ritualístico, foi escolhido como o fio condutor para a mostra, que tem curadoria de Ana Elisa Lidizia.
Casa da Escada Colorida. Escadaria Selarón. Rua Manuel Carneiro, 18, Santa Teresa. Abertura: Sáb. (1), 14h/20h. Grátis. De 1 a 16 de abril.
Meteoritos: Fragmentos da História do Sistema Solar
A exposição apresenta um acervo raro em uma sala especial, com itens de diversas partes do mundo. Entre as peças em exibição, está o maior meteorito de ferro encontrado em solo brasileiro, o siderito Bendegó, que pesa mais de cinco toneladas e foi encontrado no sertão da Bahia, em 1784. Ele ficou famoso no país ao resistir ao incêndio no Museu Nacional, em 2018. Outro destaque da exposição é o meteorito Crateús, que pesa 27,5 quilos e é um dos maiores do acervo. O fragmento foi achado em 1909 na cidade dá nome à peça, no Ceará, e adquirido pelo SGB em 1914.
Museu de Ciências da Terra. Avenida Pasteur, 404, Urca. Qua. a sáb., 10h/16h. Grátis. De 29 de março a 28 de agosto.
Studio Drift — Vida em Coisas
Primeira mostra no Brasil do coletivo holandês Studio Drift, fundado pelos artistas Lonneke Gordjin e Ralph Nauta. As quinze obras foram especialmente planejadas para os espaços do centro cultural e propõem reflexões sobre a metamorfose das coisas. A dupla trabalha criando esculturas, instalações e performances experimentais que se fundem com arte, design, tecnologia, ciência e natureza, e utiliza a luz como um de seus elementos básicos de construção.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Seg. e qua. a sáb., 9h às 21h. Dom., 9h às 20h. Grátis. Até 22 de maio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui