MAR e Casa Brasil terão programação conjunta no Dia da Consciência Negra
O artista Rafael Pinto inaugura uma bandeira-manifesto que será hasteada na fachada do Palacete Dom João VI
A partir desta quinta (20), o Museu de Arte do Rio estende na fachada do Palacete Dom João VI a bandeira verde e amarela com o enunciado Frete Grátis Para Todo o Norte, Exceto Para o Brasil. A obra de Rafael Pinto — realizada em parceria com a nova Casa Brasil — dá a largada nas celebrações do Dia da Consciência Negra, a partir das 16h, e reflete sobre as noções de pertencimento e identidade nacional.
O manifesto do artista faz uma crítica à exclusão da região Norte de forma geral — das plataformas de comércio eletrônico às políticas públicas que prometem atender a todo o país. “Ver a bandeira tremular no MAR será ver o Norte em movimento, visível, presente e incontornável, retomando o direito de existir dentro do próprio país”, propõe Rafael.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Fiocruz chama a atenção para aumento de casos graves de gripe no Rio
Para a instituição, a mensagem estampada na bandeira simboliza a retomada do pertencimento e o reconhecimento dos povos originários não só da Amazônia, mas de todo o mundo. “Por que separar o Norte? Lembremos da predominância de populações indígenas na região e as fronteiras com outros países da América do Sul”, questiona Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR.
Após a inauguração da bandeira, a cantora Negona do Axé fará um show comemorativo.
Praça do Choro, em Laranjeiras, é pichada após fim de semana de festejos
O camarote “VIP do VIP” do banqueiro preso, Daniel Vorcaro. Vídeo!
Georgiana de Moraes: “Vinicius sabia o efeito que tinha sobre as pessoas”
Dua Lipa está no Rio: saiba em qual restaurante a cantora jantou
Rafael Bokor: bairro Abrunhosa é uma joia de 93 anos em Botafogo





