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Manifesto Dogma 95 ganha mostra no CCBB

Filmes do movimento dinamarquês da década de 1990, que defendia cinema menos industrial, serão exibidos a partir desta quinta (7)

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 2 jun 2017, 12h38 - Publicado em 6 Maio 2015, 20h15
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  • Há 20 anos um movimento de cineastas dinamarqueses apresentava o Manifesto Dogma 95, na capital Copenhage. Em defesa de um cinema mais despojado e menos industrial, diretores como Lars Von Trier, Susanne Bier e Thomas Vinterberg mudaram o panorama do cinema contemporâneo. Considerado um dos movimentos mais controversos da 7ª arte, o Dogma 95 ganha mostra no Centro Cultural Banco do Brasil a partir desta quinta (7). Ao todo serão exibidos 16 longas (metade em película), entre o clássico “Mifune”, o subvalorizado “Fuckland” e alguns menos famosos, como “JulienDonkey-Boy”. Além do debate sobre o manifesto, um catálogo com informações, fotos, textos críticos inéditos e traduções de textos célebres serão disponibilizados para o público. O acervo traz as obras mais significativas de dez diretores de diferentes países, que seguiram a cartilha do movimento.

    O Centro Cultural do Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. O funcionamento do CCBB é de quarta a segunda, das 9h às 21h, e o ingresso sai a R$ 4,00.

    Confira abaixo a programação completa (Cinema 1):

    Quinta, 7/5

    16h – Kiara’s Reason – A Love Story (2001), de Ole Christian

    18h – Mifune (1999), de  SørenKragh-Jacobsen

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    20h – A Caça (2012), de Thomas Vinterberg


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    Sexta, 8/5

    15h – O Rei está Vivo (2000), de Kristian Levring

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    17h30 – Julien Donkey Boy (1999), de Harmony Korine

    19h30 – Dançando no Escuro (2000), de Lars Von Trier

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    Sábado, 9/5

    15h30 – Mifune (1999), de  SørenKragh-Jacobsen

    17h30 – Brothers (2004), de Susanne Bier

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    20h – Corações Livres

    Domingo, 10/5

    15h – O Rei está Vivo (2000), de Kristian Levring

    17h30 – Kiara’s Reason – A Love Story (2001), de Ole Christian

    19h30 – Dançando no Escuro (2000), de Lars Von Trier


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    Segunda, 11/5

    15h – Corações Livres (2002), de Susanne Bier

    17h30 – A Caça (2012), de Thomas Vinterberg

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    20h – Brothers (2004), de Susanne Bier

    Carlos Reichenbach tem obra revisitada em mostra

    Quarta, 13/5

    16h – Italiano para Principiantes (2000), de LoneScherfig

    18h – Lovers (1999), de Jean-Marc Barr

    20h – Festa de Família (1998), de Thomas Vinterberg

    Quinta, 14/5

    15h30 – Julien Donkey Boy (1999), de Harmony Korine

    17h30 – Os Idiotas (1998), de Lars Von Trier

    20h – Debate


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    Sexta, 15/5

    15h30 – Dogma do Amor (2003), de Thomas Vinterberg

    17h30 – Hotel (2001), de Mike Figgis

    20h – Lovers (1999), de Jean-Marc Barr

    Sábado, 16/5

    15h – Italiano para Principiantes (2000), de LoneScherfig

    17h – Fuckland (2000), de José LuisMárques

    19h – Ondas do Destino (1996), de Lars Von Trier

    Domingo, 17/5

    15h30 – Dogma do Amor (2003), de Thomas Vinterberg

    17h30 – Festa de Família (1998), de de Thomas Vinterberg

    20h – Os Idiotas (1998), de Lars Von Trier

    Obra mais recente de Eduardo Coutinho é tema de cine-aula

    Segunda, 18/5

    15h – Fuckland (2000), de José LuisMárques

    17h – Hotel (2001), de Mike Figgis

    19h – Ondas do Destino (1996), de Lars Von Trier

     

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