Continua após publicidade

Altas ondas: maior festival de surf da América do Sul chega a Saquarema

Evento reunirá nomes consagrados do esporte entre os dias 15 a 21 de abril na praia de Itaúna, além de uma competição de skate

Por Redação
11 abr 2024, 08h11
laura-raupp0surf
Laura Raupp: uma das confirmadas no campeonato em Saquarema (Daniel Smorigo/Divulgação)
Continua após publicidade

Pelo quarto ano consecutivo, o Saquarema Surf Festival, o maior da modalidade na América do Sul, reunirá nomes consagrados da cena nacional e mundial do esporte na Praia de Itaúna. O evento acontecerá entre os dias 15 e 21 de abril, numa área quase duas vezes maior do que a edição anterior, com cerca de 1.200 metros quadrados.

+ Abril indígena: programação cultural na cidade exalta os povos originários

Realizado pela 213 Sports, o evento é chancelado pela World Surf League Latin America e será válido pela segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Serão realizadas três competições distintas, que vão pontuar para os rankings regionais 2024/2025 da WSL Latin America: Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior, nas categorias masculina e feminina, com prêmio igual para homens e mulheres.

O festival será a única etapa do WSL Qualifying Series da América do Sul deste ano, tendo pontuação máxima de 5.000 pontos. Os atletas também disputarão vagas para o Challenger Series 2025, divisão de acesso para a elite mundial.

“Cedemos oito vagas para atletas convidados, e todas elas são para surfistas locais de Saquarema e de acordo com critérios de desempenho esportivo alinhados com a Associação de Surfe de Saquarema (ASS) e do Centro de Treinamento Leo Neves. Serão quatro para o QS 5.000, duas no Longboard e duas no Pro Junior, divididos entre o masculino e feminino”, explica Pedro Dau de Mesquita, CEO da 213 Sports.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Nomes conhecidos do esporte estão confirmados entre os cerca de 200 inscritos, como a catarinense Tainá Hinckel, representante da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, campeã do Saquarema Surf Festival 2023 (QS 5.000) e atual campeã sul-americana de 2023/2024. Somente no QS 5.000, são 131 participantes, incluindo atletas como Matheus Herdy, Alejo Muniz, Lucas Silveira, Lucas Chumbo, Matheus Navarro, Ryan Kainalo, Wiggoly Dantas, Valentin Neves (filho do ídolo local Leo Neves), Silvana Lima, Bela Nalu, Juliana Santos, Daniela Rosas (Peru), Laura Raupp, Kemily Sampaio e Yanka Costa.

No Longboard Pro, estão confirmados os atletas da elite Jefson Silva, Anderson Silva, Jeferson da Silva e o peruano Matias Maturano (campeão do Saquarema Surf Festival 2023), além de Evelin Neves, Rayane Amaral, Kate Brandi, Viviane Skinne, Alexandre de Almeida Junior e Romoaldo Nascimento. Já no Pro Junior, estão diversos representantes da promissora geração do surfe nacional como Cauet Frazão, Gabriel Klaussner (campeão do 2023), Rickson Falcão, Daniel Dantas, Guilherme Lemos, Rodrigo Saldanha, Allany Tuze, Arena Rodriguez (Peru), Pamela Mel, Sophia Gonçalvez e Alexia Monteiro.

Além do surfe, a quarta edição do evento também terá será agitada em terra firme com uma competição de skate. No sábado (20), atletas divididos em dois times vão disputar em uma pista de 16 metros de comprimento por 10 metros de largura. Um dos grupos será o de Pedro Barros, medalhista olímpico (Prata em Tokyo 2020) e oito vezes campeão mundial no Skate Park.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na primeira fase, os times vão competir entre si. Já na segunda, os classificados se enfrentarão para chegar à final. Na Grande Final, a busca pelo título será entre os dois melhores skatistas do masculino e do feminino. Depois da disputa, haverá o Cash For Tricks. A pista ficará aberta para os atletas tentarem as melhores manobras, onde será avaliado o grau de dificuldade. Quem acertar ganhará um prêmio em dinheiro. Cada manobra poderá ser acompanhada pelo público em uma arquibancada com capacidade para 120 lugares.

Shows nos dias 19 e 20, ativações de patrocinadores e ações de sustentabilidade também estão entre as atrações do evento em Itaúna. A competição de surfe terá ainda transmissão ao vivo pelo site da WSL Latin America, APP, Canal do YouTube da WSL Brasil e pelo Tik Tok da WSL Brasil.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.