Continua após publicidade

Abril indígena: programação cultural na cidade exalta os povos originários

Agenda tem show da cantora Brisa Flow no MAM, oficinas na Aldeia Maracanã e fim de semana repleto da atrações no Parque Lage e no Museu do Pontal

Por Kamille Viola
10 abr 2024, 18h04
Brisa-Flow
Brisa Flow: cantora se apresenta de graça sábado (13) no MAM (Camila Sánchez/Divulgação)
Continua após publicidade

Abril Indígena

Durante o mês, os fins de semana no espaço são ocupados por eventos, entre eles oficinas, conversas, slam (batalha de poesia) e contação de histórias, a maioria com cobrança de ingresso (preços a partir de 25 reais). Entre as atrações deste sábado (13), estão a oficina de plantas ancestrais com Potyra Guajajara, às 14h; a de pintura corporal com Ernato Guajajara, às 15h; a de estamparia ancestral, com Júlia Vidal, também às 15h; e a de remédio caseiro, com Maria Guajajara, às 16h. Às 17h, acontece um slam (inscrição no local). Programação completa no Instagram @aldeiamaracana.

Aldeia Maracanã. Rua Mata Machado, 126, Maracanã. Sáb. (13), 14h. Grátis a R$ 45,00. Programação completa no Instagram @aldeiamaracana.

Brisa Flow

Nome de destaque do atual cenário musical, a cantora mineira, que foi a primeira artista indígena a se apresentar no Lollapalooza Brasil, em 2023, é atração dos Sábados no MAM Petrobras. Em seu som, ela une o rap a cantos ancestrais, jazz, eletrônico e soul. A artista é descendente do povo originário mapuche, do Chile, e lançou recentemente o clipe de De Dentro Dos Seus Olhos, canção de seu elogiado álbum Janequeo, de 2022. O nome é uma homenagem à guerreira do povo mapuche que liderou 4 000 homens na Guerra de Arauco, contra o colonizador espanhol.

Museu de Arte do Rio (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Parque do Flamengo. Sáb. (13), 14h. Grátis.

Continua após a publicidade

Dia dos Povos Indígenas

O evento, que acontece há dez anos, é promovido pela a Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM) e reúne originários de diversas etnias. Entre as atrações, estão a feira de arte e artesanato indígena, com noventa expositores, apresentações de dança e canto, pintura corporal do público, contação de histórias, rodas de conversa e oficinas indígenas.

Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414. Sáb. (13) e dom. (14), 9h/17h. Grátis.

Festival das Culturas Indígenas

A programação conta com oficinas, apresentações musicais, filmes, conversas, feiras de artesanato e gastronomia e o lançamento da exposição Carmézia Emiliano e a Vida Macuxi na Floresta. A artista vem ao Rio especialmente para o lançamento da mostra e participa de conversa com o público no sábado (13), às 17h, faz uma vivência de pintura e desenho no domingo (14), às 11h. Outro destaque é a presença cacique e xeramoi (liderança espiritual) Augustinho da Silva Karai Tataendy Oka, da aldeia Araponga, de Paraty (RJ). Aos 103 anos, ele realiza no domingo, às 15h45, a cerimônia Nhemongara’I, evento anual em que o pajé batiza e planta sementes sagradas de milho, além dar nomes nativos aos integrantes da aldeia, que servirão como proteção espiritual. A programação completa está no site do museu.

Continua após a publicidade

Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Sáb. (13) e dom. (14), 10h/18h. Programação completa no site do museu. Grátis. 

Trançados de Arumã e Tucum: Artes de Uma Comunidade Baniwa

A exposição apresenta criações do povo Baniwa que habita a região do baixo Içana, afluente do Rio Negro, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) com duas plantas bastante presentes na região. Os homens fazem o artesanato com arumã, enquanto as mulheres trabalham com o tucum, transformando em objetos de uso cotidiano na aldeia ou para serem comercializados. A mostra também apresenta fotografias dos indígenas em ação.

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Sala do Artista Popular. Rua do Catete, 179. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., dom. e fer., 13h/17h. Grátis. Até 19 de maio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.