Viva a leitura! Os principais destaques da Flist e da Expolivro 2024
Festa Literária de Santa Teresa sai de seu bairro pela primeira vez e aporta no Museu Histórico da Cidade, enquanto a Expolivro faz sua estreia na PUC
ExpoLivro
Em sua primeira edição, o evento terá lançamentos, workshops e debates sobre temas relevantes para o mercado. Na segunda (20), às 18h, acontece a conversa Ética na Inteligência Artificial: Traduzir e Publicar IA, com a editora Florencia Ferrari e os tradutores Edgar Lyra e Clarisse de Souza, apresentado pela editora Ubu. Na terça (21), às 17h, é a vez do bate-papo Meu Destino é Ser Onça: Desdobramentos de Uma História, com a editora Livia Vianna, o autor Alberto Mussa e o carnavalesco da Grande Rio Leonardo Bora, organizado pelo Grupo Editorial Record, seguido de sessão de autógrafos. Na quarta (22), a Numa Editora realiza a mesa Objeto Impróprio: Livro, Arte e Política, com a editora Adriana Maciel, o autor Otavio Leonídio e o autor convidado Sérgio Martins, com autógrafos na sequência. Papo Editorial | Hucitec Editora apresenta Algoritmosfera: escrita, curadoria e edição. E na quinta (23) é a vez da conversa Algoritmosfera: Escrita, Curadoria e Edição, organizada pela Hucitec Editora, com a editora Mariana Nada, a autora Camila Leporace e o professor e editor José de Souza Muniz. Ao final, Camila autografa seu livro.
Casa de Inovação da PUC-Rio. Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea. Seg. (20), 9h30/19h. Ter. (21), 17h/19h. Qua. (22) e qui. (23), 14h/19h. Programação completa no site da Editora PUC-Rio. Grátis. Inscrições por este formulário.
Festa Literária de Santa Teresa (Flist)
Pela primeira vez, o evento, que é realizado pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), acontece fora de seu bairro de origem, em sua 16ª edição, que homenageia Gilberto Gil. São mais de noventa atrações, entre exposições, apresentações literárias, teatrais, musicais e de dança, além de feira de livros, de artesanato e de gastronomia. Haverá ainda tributos ao centenário de ausência do autor Franz Kafka; aos 110 anos da autora Carolina Maria de Jesus; e aos 135 anos de Donga, um dos pioneiros do samba no Brasil. No sábado (18), às 14h, a biógrafa e pesquisadora musical Chris Fuscaldo participa do bate-papo Gilberto Gil, o Músico Que é a Cara do Brasil e autografa o livro Refazenda: O Interior Floresce na Abertura da Fase Re de Gilberto Gil. Às 17h, acontece um cortejo do bloco Filhos de Gandhi RJ. No domingo (19), às 11h30, tem sessão de autógrafos do livro A Todo Vapor — O Tropicalismo Segundo Gal Costa, de Taissa Maia. Às, 13h, Mauricio Barros de Castro conduz a conversa sobre seu livro Gilberto Gil: Refavela. Às 17h, Carlos Malta e Pife Muderno apresentam o show Gil na área externa. Veja a programação completa no site da Flist.
Museu Histórico da Cidade. Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea. Sáb. (18) e dom. (19), 9h/18h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui