Jardim Botânico recebe a Semana de Darwin e expõe bromélias e orquídeas
Você sabia que o aclamado cientista britânico visitou o Jardim Botânico e caminhou pela Mata Atlântica em 1832?

Charles Darwin (1809-1882), o cientista britânico que transformou a compreensão sobre a origem das espécies, será homenageado no Jardim Botânico do Rio com a Semana Darwin, que vai desta quinta (13) a ao dia 18 de fevereiro.
Visitantes de todas as idades podem participar de atividades, que unem ciência, arte e educação, inclusive relembrando a passagem do cientista pelo Rio de Janeiro em 1832. Você sabia que ele visitou o Jardim Botânico e caminhou pela Mata Atlântica?
A agenda, totalmente gratuita, inclui visitas educativas, oficinas, jogos interativos e um bate-papo com o biólogo e divulgador científico Pirula, abordando temas como evolução, biodiversidade e extinções em massa.
A programação pode ser conferida no site da instituição.
+ Por que o mar ficou cristalino no último fim de semana?
Orquídeas e bromélias de verão.
Além, da Semana Darwin, duas das famílias de plantas mais apreciadas pelos colecionadores e amantes de plantas no Brasil, ganharão uma mostra conjunta no Jardim Botânico.
A Mostra de Orquídeas e Bromélias Verão 2025 acontece de sexta (14) a domingo (16), das 8h às 17h. Os visitantes poderão admirar as plantas floridas, que estarão expostas na estufa do bromeliário, e participar de palestras, cursos, visitas guiadas, sorteio de plantas e exibição de vídeos.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A curadora da coleção de orquídeas do JBRJ, Delfina de Araujo, explica que há espécies de orquídeas florindo em cada estação do ano e o verão é uma oportunidade para apreciar belas florações de plantas nativas e exóticas, além dos híbridos com suas formas, cores e perfumes diferenciados.
As bromélias, por sua vez, também oferecem um espetáculo de formas, tamanhos e cores variadas.
As atividades são gratuitas (com cobrança de ingresso para o arboreto).