Jardim Botânico comemora o Dia da Mata Atlântica com jogos e visita guiada
Atividades começam neste sábado (25) e se estendem pela próxima semana; para algumas, a entrada é gratuita, mas para outras é preciso adquirir o ingresso
No mês em que é comemorado o Dia da Mata Atlântica, em 27 de maio, o Jardim Botânico promove uma semana de atividades para chamar a atenção para a importância da preservação desse que é um dos biomas mais diversos e ameaçados do mundo.
A programação começa neste sábado (25), no Passeio de Observação de Aves, com o ornitólogo Henrique Rajão, a partir das 8h, com saída do Centro de Visitantes. No domingo (26), é a vez do bate-papo Plantando Histórias: Pau-Brasil, no Museu do Jardim Botânico, que irá abordar essa espécie nativa por meio da literatura e arte.
+ É grátis! CCBB recebe Ailton Krenak em seminário sobre línguas indígenas
Na segunda (27), o Jogo da Mata Atlântica, às 9h e 14h, no Galpão das Artes, dará informações sobre o bioma de forma lúdica, com os visitantes (de todas as idades) representando as próprias peças do jogo. Outra atividade no mesmo dia é a visita guiada ao orquidário e jardim das orquídeas, às 10h e às 15h.
Já a Caça ao Tesouro no Caminho da Mata Atlântica acontece na segunda (27) e terça (28), às 9h30 e às 14h, e quarta (29), às 14h. A atividade é dividida em duas partes. A primeira é uma dinâmica no laboratório, com a confecção de uma mini-exsicata (amostra de planta prensada, desidrata e depositada em herbário para estudo) com espécies representativas da Mata Atlântica.
A segunda etapa acontece no Caminho da Mata Atlântica, um trajeto especial no arboreto onde podem ser observadas espécies nativas e também ameaçadas do bioma, além de animais silvestres que habitam o local. Durante o percurso, as crianças participam de uma aventura, para procurar “tesouros” escondidos.
Na terça (28), também acontecem duas visitas guiadas. Uma delas, às 10h, ao herbário, com exposição de exsicatas, carpoteca e xiloteca de espécies emblemáticas da Mata Atlântica. A outra, às 9h e 15h, ao cactário, que irá mostrar as espécies que crescem em árvores do bioma, com saída do Centro de Visitantes.
+ Luiz Antonio Simas reconta a história do Rio através de bares tradicionais
Além disso, na Escola Nacional de Botânica Tropical, no Solar da Imperatriz, o público poderá ver amostras de trabalhos desenvolvidos por ex-alunos e professores responsáveis pelos cursos de ilustração botânica com ênfase em espécies da Mata Atlântica.
A Biblioteca Barbosa Rodrigues, por sua vez, abriga uma exposição de livros sobre a Mata Atlântica e biodiversidade, desta quarta (22) até o dia 29.
+ Rock in Rio: venda geral de ingressos abre ao público nesta quinta (23)
Além disso, o público poderá participar da Trilha Guiada da Mata Atlântica, que acontece às sextas, às 10h, com saída do Centro de Visitantes. Com cerca de 1h30 de duração, o percurso apresenta 27 espécies do bioma, entre elas jatobá, paineira, ipê-roxo, chichá, vinhático, bromélia-imperial e pau-brasil.
Para as atividades Plantando histórias: Pau-Brasil e Jogo da Mata Atlântica, e a exposição na Escola de Botânica, a entrada é gratuita. Para as demais atrações, é preciso adquirir o ingresso, que custa de 18 a 73 reais, no site Eleven Tickets.
Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008. Diariamente, 8h/17h. Biblioteca Barbosa Rodrigues. Seg. a sex., 9h/12h e 13h/17h. De 22 a 29 de maio. R$ 18,00 a R$ 73,00. Ingressos pelo Eleven Tickets. Escola Nacional de Botânica Tropical. Rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Sex. a sáb., 8h/17h. Grátis
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui