Jardim Botânico exalta a Amazônia com trilhas e oficinas para crianças
Trilhas pela região amazônica do JB acontecerão aos sábados. Atividades educativas para a criançada serão gratuitas na EcoVilla Ri-Happy
Uma programação dedicada à Amazônia toma conta do Jardim Botânico do Rio a partir deste sábado (2), até o próximo dia 9, com atrações para todas as idades. O roteiro inclui atividades educativas, culturais e lúdicas, trilhas guiadas e oficinas de criação de peças artesanais para conscientizar sobre a preservação do bioma.
+ Arte para todos: seis novas exposições gratuitas para conferir na cidade
O Jardim Botânico conta com uma própria “região amazônica”, uma das maiores coleções vivas do arboreto, que inclui também o lago, a cabana e a estátua do pescador. Trata-se de um espaço de grande relevância histórica que abriga árvores monumentais e leguminosas introduzidas por Adolpho Ducke (1876-1959), naturalista e antigo chefe da seção botânica do JB, após inúmeras viagens à Amazônia (1919 a 1928).
Nos próximos sábados (2 e 9/9), o espaço receberá a “Trilha Amazônia e seringueiras”, às 10h. A nova trilha, concebida pela paisagista Ana Rosa de Oliveira, engloba a coleção histórica de plantas da Amazônia do Jardim Botânico, as seringueiras do arboreto e o recém-revitalizado Espaço Chico Mendes.
“Além de destacar algumas plantas emblemáticas pelas flores e frutos, nossa atividade também vai mostrar o trabalho de paisagismo no Jardim, que tem mais de 200 anos. Vamos discutir como criar a memória contemporânea em um espaço bicentenário”, conta Ana Rosa. Durante o passeio gratuito, um dos aprendizados que também serão compartilhados com os visitantes será como fazer a sangria da seringueira de forma correta para extração de látex.
Confira outras atividades da programação:
Domingo (3/9)
14h: Atividade para colorir, dirigida a crianças de 3 a 7 anos, com elementos da flora e fauna do bioma. O evento será gratuito, sem cobrança de ingresso para o arboreto, na EcoVilla Ri-Happy.
Segunda (4/9)
9h às 11h e das 14h às 16h: Oficinas de artesanato, promovidas pelos alunos do Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS) do JBRJ, denominadas Ybirá, que significa “brotar do solo”. A inscrição gratuita deve ser feita pelos telefones (21) 3874-1808/3874-1214, e-mail cvis@jbrj.gov.br ou diretamente no Centro de Visitantes do JBRJ.
+ Netflix atraca navio no Rio para divulgar nova série. Saiba como visitá-lo
Segunda (4/9) e terça (5/9)
9h30 às 11h e das 13h30 às 15h: Atividades educativas e lúdicas promovidas pelo Serviço de Educação Ambiental (SEA), como jogos da memória, quiz, jogos interativos e cartilhas, além de uma trilha para conhecer a região amazônica do JBRJ, abordando árvores da floresta e lendas indígenas. A atividade gratuita, com cobrança apenas do ingresso para o arboreto, é destinada a crianças de 4 a 12 anos.
Sexta (8/9)
10h e 14h: Trilha da Amazônia, guiada pelo pesquisador Marcus Nadruz, curador das coleções vivas do JBRJ. O passeio passa por mais de 20 pontos, incluindo árvores como sumaúma, pau-mulato, açaizeiro, entre outras. Com ponto de encontro no Centro de Visitantes, a atividade gratuita está aberta a inscrições pelos telefones (21) 3874-1808/3874-1214, e-mail cvis@jbrj.gov.br ou diretamente no Centro de Visitantes do JBRJ.
Sábado (9/9)
9h: Oficinas didáticas e lúdicas e contação de histórias, dirigidas a crianças de 3 a 7 anos, que contarão com elementos da fauna e flora do bioma Amazônia. A atividade será gratuita, sem cobrança de ingresso para o arboreto, na EcoVilla Ri-Happy.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui