Como conseguir ingressos para Rusalka, nova ópera no Theatro Municipal
Espetáculo do tcheco Antonín Dvořák será apresentado pela primeira vez no lugar, entre os dias 14 e 24 de novembro, com ingressos a partir de 10 reais
Pela primeira vez, o Theatro Municipal irá apresentar a ópera Rusalka, de Antonín Dvořák. Com Coro e Orquestra Sinfônica da casa, o espetáculo, que tem récitas entre os dias 14 e 24 de novembro, é uma coprodução com o Auditório de Tenerife, na Espanha, onde a obra esteve em cartaz em março deste ano.
O elenco traz estrelas do canto lírico nacional: Ludmila Bauerfeldt e Paolla Soneghetti se alternam no papel de Rusalka; Giovanni Tristacci é o Príncipe; Eliane Coelho e Tati Helene vivem a Princesa Estrangeira, Licio Bruno e Murilo Neves interpretam Vodnik; e Denise de Freitas e Fernanda Schleder são Jezibaba.
+ Consciência Negra: a programação em teatros, museus e no CCBB
A concepção e direção cênica é de André Heller-Lopes e a direção musical e regência ficam a cargo de Luiz Fernando Malheiro. Os ingressos custam de 10 a 90 reais e estão à venda a partir desta terça (5) pelo Fever ou na bilheteria do Theatro.
A história tem inspiração em uma lenda eslava e gira em torno da ninfa Rusalka, que se apaixona por um jovem príncipe que vem sempre nadar na beira do lago. Embora seu pai, Vodnik, o Senhor das Águas, tente dissuadi-la, ela não está disposta a desistir.
Ela, então, pede à bruxa Jezibaba que a transforme em mulher, para que possa viver esse amor. A feiticeira diz que pode realizar seu desejo, mas ela ficará muda, e, se em algum momento quiser quebrar a magia e retornar do mundo dos homens, precisará matar o príncipe. Cega de paixão, Rusalka topa a condição.
A trama tem semelhanças não só com a história de A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen (que viraria um filme animação em 1989, e live action, com atores, em 2023), já que o mito das criaturas do mar que seduzem homens já foi recontado por diversos autores, entre eles o célebre médico e alquimista Paracelso (1493-1541).
Theatro Municipal. Praça Floriano, s/nº, Centro. 14, 16, e 22 de novembro, 19h. 24 de novembro, 17h. R$ 10,00 a R$ 90,00. Ingressos pelo Fever.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui