Individual de Raphael Medeiros e mais exposições gratuitas no Rio
Entre as novidades, estão as mostras Flavio-Shiró, 96 Anos, Presente, na Pinakotheque Cultural, e Sisson, 200 Anos, na Biblioteca Nacional
A Conspiração dos Ícones
Com curadoria de Tarcísio Almeida, a exposição da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, em parceria com a Quadra, reúne reúne doze artistas de diferentes regiões do Brasil cujas obras tecem uma teia de relações entre territórios, saberes tradicionais e técnicas contemporâneas, limites materiais e seus usos. De acordo com o curador, o eixo curatorial “deseja compreender o processo artístico e a obra de arte menos como um ato de modelar discursivamente suas materialidades, mas como um exercício de escuta e ressonância pela matéria desde sua agência, informações e trans-historicidade”.
Carpintaria. Rua Jardim Botânico, 971. Abertura: Sáb. (26), 15h/18h. Visitação: Ter. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/18h. Grátis. Até 28 de dezembro.
Ideia e Processo
Com curadoria de Lia do Rio, a exposição conta com com a participação de 14 artistas que se destacam com suas diversidades criativas, realizando trabalhos diferentes técnicas e suportes. Utilizando a pintura, a escultura, o desenho, a arte digital, a colagem, a instalação, a foto arte e a gravura, eles se expressam através de diversas linguagens.
Casa do Paulo Branquinho. Rua Morais e Vale, 8, Lapa. Abertura: Sáb. (26), 16h. Visitação: Ter. a qui., 15h/19h. Sex. e sáb., 17h/0h. Dom., 13h/20h. Grátis. Até 17 de novembro.
+ Theatro Municipal comemora Dia da Ópera com recital a 2 reais
Mentira Também é Caminho
Nesta individual, realizada pela galeria Nonada, Raphael Medeiros explora a mentira como uma tecnologia de sobrevivência. Por meio de pinturas e esculturas, o artista parte de histórias cotidianas de seu território de origem, São Gonçalo (RJ), para criar narrativas visuais que questionam verdades estabelecidas, como o imaginário das milícias, os aspectos violentos da masculinidade e as disputas territoriais que ele testemunhou.
Centro Cultural dos Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20/3º andar, Centro. Seg. a sáb., 12h/19h. Grátis. Até 30 de novembro.
Pinakotheke Cultural
O espaço cultural recebe duas novas mostras. Flavio-Shiró, 96 Anos, Presente celebra o artista nipo-brasileiro, um dos principais nomes da pintura moderna no Brasil, reunindo aproximadamente setenta obras. Já Ana Holck — Ensaios lineares conta com aproximadamente 20 trabalhos da artista carioca, percorrendo sua produção artística de 2006 até o momento.
Rua São Clemente, 300, Botafogo. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 10h/16h. Grátis.
Sisson, 200 Anos
A mostra celebra o bicentenário de Sébastien Auguste Sisson, autor daquela que é considerada a primeira história em quadrinhos do Brasil (O Namoro, Quadros ao Vivo, publicada em O Brasil Ilustrado de 15 de outubro de 1855) e da maior coleção de retratos originais publicados no país. Com curadoria de Bárbara Ferreira, a mostra reúne mais de 170 itens históricos, incluindo obras raras da iconografia brasileira, em uma jornada pela história do país por meio da relação de Sisson com a biblioteca e seu acervo. Entre os destaques, estão os mais de 100 retratos de personalidades históricas do Brasil do século XIX, entre eles de D. Pedro II e de José de Alencar.
Biblioteca Nacional. Avenida Rio Branco, 219/3º andar, Centro. Abertura: Sex. (25), 14h. Visitação: Seg. a sex., 10h/17h. Grátis. De 25 de outubro de 2024 a 22 de janeiro de 2025.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui