Pela inclusão: Jardim Botânico promove experiências no jardim sensorial
Ação em espaço temático celebrará o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nesta quinta (21)
Criado para conscientizar sobre a importância da inclusão e da acessibilidade, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) contará com uma programação especial no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). O público poderá participar de atividades sensoriais em um jardim temático, orientadas por monitores do Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), alguns deles cegos e de baixa visão.
+ É grátis! Martinho da Vila e Tulipa Ruiz se apresentam na Biblioteca Parque
Uma das dinâmicas será uma visita guiada com olhos vendados. A programação é gratuita, sem necessidade de pagar o ingresso para acessar o arboreto.
O jardim sensorial do JBRJ é um local que estimula os visitantes a explorarem os cinco sentidos: audição, tato, paladar, olfato e visão. Para isso, ele oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas, formas, tamanhos, aromas e cores. Lá, é possível tocar bromélias, suculentas, pés de manjericão, alecrim, sálvia, menta, entre outras plantas.
Em razão de uma reforma feita na área, as atividades acontecerão em um jardim sensorial itinerante, instalado no corredor cultural do Jardim Botânico. “O jardim didático é uma ferramenta pedagógica, que visa levar um pouco da nossa estrutura física para além de seus muros. Esse recorte de nossa coleção vai oferecer uma interação com foco nos cinco sentidos em dinâmicas sensoriais”, explica Deborah Tavares, coordenadora do CRS/JBRJ.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. Qui (21), 9h/16h. Grátis.