Continua após publicidade

Sem Perder a Ternura

<em>Guia Afetivo da Periferia</em>, de Marcus Faustini, inspira monólogo carinhoso sobre a vivência do autor no Rio e em seus arredores

Por Jefferson Lessa
Atualizado em 2 jun 2017, 12h11 - Publicado em 31 mar 2016, 15h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Milhões de jovens habitantes das bordas das cidades brasileiras conhecem bem esta história: acordar cedo, pegar uma condução abarrotada e quente, trabalhar duro, estudar (com sorte) e, na volta para casa, à noite, pensar em recomeçar tudo no dia seguinte. Em Guia Afetivo da Periferia,adaptação do livro homônimo de Marcus Vinícius Faustini, o olhar terno sobre a urbe, mantido apesar de todos os problemas visíveis, é uma das virtudes do original que chegam intactas ao palco. 

    GuiaAfetivo_LeoAversa-6
    GuiaAfetivo_LeoAversa-6 ()

    Na montagem, não há espaço para pieguice ou melodrama. Também diretor do monólogo, o autor imprime ritmo vibrante à encenação, aproveitado pela atuação comovente e firme de João Pedro Zappa. O jovem ator que chamou atenção em Boa Sorte (2014), belo filme de Carolina Jabor, encarna o rapaz da periferia mergulhado em memórias vividas no Rio e seu entorno, nos anos 80 e 90. No palco do Teatro Serrador cabe um mundo, ou melhor, o grande território por onde circulava Faustini na juventude, quando morou na vizinha Caxias e no bairro de Santa Cruz. 

    GuiaAfetivo_LeoAversa-5
    GuiaAfetivo_LeoAversa-5 ()
    Continua após a publicidade

    Nessa toada autobiográfica, e tremendamente terna, o cenário recria o quarto do escritor, no qual nada é desnecessário, e projeções de imagens ilustram seu guia afetivo. 

    Teatro Serrador (50 lugares). Rua Senador Dantas, 13, 2220-5033. Quinta a sábado, 19h30. R$ 20,00. Bilheteria: 11h/19h (seg. a qua.); a partir das 11h (qui. e sex.); a partir das 15h (sáb.). Até sábado (9).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.