Grátis! Oficina de grafite no Museu do Pontal e mais programas 0800 no Rio
Programação traz ainda rodas de samba no Al Farabi, no Centro; o festival Choro da Gávea e a mostra de filmes de terror MacaBRo, na Caixa Cultural

Al Farabi
O bar tem programação gratuita todo fim de semana. Nesta sexta (4), tem roda de samba da cantora Marcelle Britto. Sábado (5), é a vez do samba do grupo Jequitibá. No domingo (6), a atração é a Roda de Samba do André Diniz, com a participação do cantor João Cavalcanti.
Rua do Mercado, 34, Centro. Sex. (4), 18h. Sáb. (5) e dom., 14h. Grátis.
Alexandre Simon
Atração do projeto Sextas Instrumentais, o violonista apresenta o espetáculo Violão Sem Fronteiras, em que interpreta obras originais para violão de compositores latino-americanos, passando por milonga, vanera, baião e outros ritmos. O show conta com a participação de Giselle Mascarenhas (flauta transversa).
Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (4), 19h. Grátis.
Choro da Gávea
No mês de aniversário de Pixinguinha, principal expoente do choro, o festival reúne um timaço de “chorões”: se apresentam por lá Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Fernando Leitzke, Eduardo Neves, Marcus Thadeu, Paulino Dias, Pedro Miranda, Rui Alvim e Paulo Aragão.
Praça Santos Dumont, Gávea. Sáb. (5), 16h. Grátis.
CoLABoratório
Primeira fase do Festival Panorama 2025, o projeto traz apresentações gratuitas dos processos desenvolvidos durante a residência artística, em que 21 artistas brasileiros e internacionais estiveram juntos para investigar as relações entre o corpo e a cidade. O iraniano Hooman Sharifi abre a programação na sexta (4), com uma oficina gratuita no Centro de Artes da Maré, às 14h. Em seguida, às 18h, o artista realiza no mesmo local uma performance, The Dead Live On, For They Appear to the Living in Dreams — Rio (Os Mortos Vivem, Pois Aparecem aos Vivos em Sonhos). No domingo (6), às 16h, a artista performática Laís Castro conduz a oficina Corpo, Imagem e Imaginação — Palestra Performance Trilha Marginal, em que os participantes são convidado a experimentar movimentos a partir de estímulos, como vídeos e a palestra-performance do drag king Jefferson Fabiano.
Centro de Artes da Maré. Rua Bitencourt Sampaio, 181, Maré. Sex. (4), 14h e 18h. Museu do Pontal. Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Barra. Dom. (6), 15h (oficina) e 16h (performance). Grátis.
Era Uma Vez…
A coletiva fala sobre memória e esquecimento a partir da fotografia. Em fotografias próprias ou arquivos encontrados, Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes convidam o público a revisitar lembranças, e a pensar sobre o impacto do tempo e como os relatos do passado moldam o presente.
Galeria Ponto G. Retrato Espaço Cultural. Rua Benjamin Constant, 117, Glória. Abertura: Sex. (4), 17h. Visitação: Qua. a sáb., 17h/22h. Dom., 13h/21h. Grátis.
Jazzin’
O evento está de volta, abrindo os trabalhos com a primeira edição do Papinho, que terá roda de conversa sobre o tema Autonomia no Processo produtivo/Criativo, com mediação do multiartista Muato e as participações de Manu da Cuíca, Liége Santos e Matheus Meyohas.
Livraria Casa da Árvore. Rua Almirante Gavião, 6/loja C, Tijuca. Sáb. (5), 15h. Grátis.
Julakim e Aline Vivas
Com uma sonoridade que ela define como avant-world music, cantora e compositora alemã Julakim apresenta o “lado preto” de seu disco mais recente, bLuzLand (2024), no formato voz e violão. As canções exploram a dualidade entre luz e sombra, som e silêncio. O evento conta também com o show da cantora e compositora Aline Vivas, que lança nesta sexta (4) o disco Meu Corpo.
Baratos da Ribeiro. Rua Dezenove de Fevereiro, 90, Botafogo. Sex. (4), 19h. Grátis.
Oficina de grafite
Neste sábado (5), às 16h, a artista visual Natalia Flores, a Natf, ministra a oficina Mulheres no Grafiti. Ela irá contar a história dessa expressão artística urbana, desde suas origens até seu impacto na cultura contemporânea, e o público participará de uma pintura coletiva.
Museu do Pontal. Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Barra. Sáb. (4), 16h. Grátis.
Mostra MacaBRo— Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2
Com curadoria de Breno Lira Gomes e de cinema Carlos Primati, a mostra reúne filmes de terror brasileiros produzidos de 2015 até a atualidade. São 25 longas-metragens e onze curtas que exploram o medo e o sombrio. Entre as atrações do fim de semana, estão O Juízo (2019), de Andrucha Waddington, nesta sexta (4), às 18h; Uma Família Feliz (2022), de José Eduardo Belmonte, neste sábado (5), às 14h; e Verão Fantasma (2022), de Matheus Marchetti, no domingo (6), às 14h. A programação completa está no site da Caixa Cultural.
Caixa Cultural RJ — Unidade Passeio. Rua do Passeio, 38, Centro. Até 20 de abril. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão.
Tropic Hotel
Formado por Frédéric Jean e Sandra Campas, o duo busca inspiração sobretudo na bossa nova, mas também na exotica (gênero popular nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960) e no pop inglês dos anos 1960. Com um disco lançado, Tum Tum Bossa (2024), a dupla faz versões francesas de músicas brasileiras, entre elas Valsinha, de Chico Buarque e Vinicius de Moraes (que virou Petit Valse); Outra Vez, de Tom Jobim (Encore Une Fois); e Trem das Onze, de Adoniran Barbosa (Le Train de Onze Heures).
Alalaô Kiosk. Avenida Vieira Souto, Arpoador. Dom. (6), 17h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui