Grátis: Fundição Progresso promove oficinas de dança e percussão
Abrindo o projeto, Rio Maracatu dá aula de dança e percussão, enquanto Aline Valentim ensina dança afro-brasileira e Black Bom em Movimento aposta no charme
A Fundição Progresso realiza um ciclo de oficinas gratuitas de percussão e de dança. Serão quatro modalidades no mês de julho e uma nova oficina a cada mês até o fim do projeto. As inscrições estão abertas no site do espaço até esta quinta (25), com quarenta vagas em cada curso.
Iniciando a programação do projeto, uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, grupos residentes e parceiros do espaço, como o Rio Maracatu, que vai comandar uma oficina de percussão e de dança, o projeto Black Bom em Movimento, com a dança charme, e Aline Valentim, com dança afro-brasileira.
+ Bodas de Ouro: festival celebra os 50 anos de álbuns icônicos da MPB
Fundado em 1997, o Rio Maracatu nasceu da união de um batuqueiro pernambucano com músicos cariocas. A partir do maracatu de baque virado, tradição do Recife, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a ciranda, o coco e o ijexá, além do maracatu.
Desde 2001, o grupo ministra oficinas semanais na Fundição. No projeto, a aula gratuita acontece no sábado (27), às 14h, os professores Jéssica Oliveira, Pedro Prata e Joana Sant’anna comandam a oficina de percussão, enquanto a professora Suel Biette realiza a de dança.
A oficina de dança afro-brasileira, de Aline Valentim, transita pela dança dos orixás, ritmos regionais como ijexá, samba reggae e maracatu, dialogando com as pesquisas de danças africanas e momentos de pura liberdade e expressão.
A professora é artista, dançarina e coreógrafa e atua na área das artes cênicas e cultura popular com enfoque nas danças de matriz africana e seus desdobramentos, e a oficina também é parte da programação semanal fixa da Fundição, participando do projeto gratuito neste sábado (27), às 17h.
+ É grátis! 9 exposições para visitar no Rio sem colocar a mão no bolso
O Black Bom em Movimento surgiu com o objetivo de resgatar e ensinar os passinhos tradicionais e contemporâneos de dança charme, com instrutores de diferentes gerações que estão à frente das oficinas semanais na casa da Lapa.
O Que Rola Nos Bailes, com Edony Alves, é voltada para o aprendizado dos passos e coreografias dos bailes charme atuais; Charme Terapia, com o coreógrafo Luis do Charme, tem o objetivo de criar um ambiente relaxante para um bem-estar físico e psicológico, com passinhos clássicos e fáceis de aprender; e Charme Pro, de Jê Black, é uma introdução aos passos da dança. Na programação especial, as aulas serão no domingo (28), às 16h.
Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24, Lapa. Rio Maracatu: Sáb. (27), 14h. Grátis. Inscrições neste link. Aline Valentim: Sáb. (27), 17h. Grátis. Inscrições neste link. Baile Black Bom: Dom. (28), 16h. Grátis. Inscrições neste link.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui