Grátis! Festival na Praia de Ipanema terá Jorge Aragão e Monobloco
Agenda 0800 traz ainda festa junina na Lagoa, mostra da cineasta Lúcia Murat no CCBB e show da banda Nervoso e os Calmantes em Santa Teresa

Festival Vivo na Praia
O projeto Vivo na Praia volta à Ipanema com atividades culturais e esportivas gratuitas. No sábado (31), às 18h, o Monobloco vai aos palcos, enquanto no domingo (1 de junho), no mesmo horário, o show fica a cargo do sambista Jorge Aragão. O evento conta ainda com sessões de massagem, fisioterapia e recreação infantil, além aulas matinais de beach tennis, ginástica e yoga. O cronograma segue no fim de semana seguinte com apresentações de Os Garotin no sábado (7 de junho) e Pretinho da Serrinha no domingo (8 de junho).
Praia de Ipanema na altura do Posto 10. Sab. (31 de maio e 7 de jun.) e dom. (1 e 8 de jun.), 17h. Grátis. Incrições para aulas esportivas pelo site oficial.
Cinema de Resistência: Um Olhar sobre um Brasil Invisível
A mostra no CCBB destaca a obra da cineasta Lúcia Murat, que há 40 anos retrata as injustiças e opressões no Brasil. Murat dá voz às “existências mínimas”, visibilizando os excluídos e marginalizados, abordando temas como ditadura, desigualdade social e a luta dos povos indígenas. A programação é dividida em quatro blocos: Povos Originários, Problemas Sociais, Questões Femininas e Memórias da Ditadura Militar. Filmes como Brava Gente Brasileira (2000) e A Nação que Não Esperou por Deus (2015) exploram a resistência indígena. Obras como Maré, Nossa História de Amor (2007) abordam desigualdades sociais. Filmes como Em Três Atos (2015) discutem o envelhecimento das mulheres. Filmes como Quase Dois Irmãos (2004) e A Memória que Me Contam (2012) refletem sobre a repressão política.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Cinema I. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Até segunda (23 de jun.). Programação completa e sinopses no site do CCBB. Grátis. Ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou no site do CCBB.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Forró da Lagoa
Sob nova direção artística, o Forró da Lagoa tá de volta e dessa vez no Kingston. Natascha Falcão, Vitória Rodrigues, Igor Conde recebem Moyseis Marques para uma roda de forró. O encontro ao lado do Parque dos Patins terá rala bucho, drinks, um aulão de forró com Igor Aguiar e DJ até às 2h da madrugada.
Kingston Club, Lagoa. Qua. (28), 18h. Entrada grátis até 21h. Ingressos pelo Shotgun.
Follow the Beach

Evento que marca época no Beach Tennis terá novidades na sexta edição. A praia de Copacabana será mais uma vez o palco do torneio, agora entre os dias 29 de maio e 1º de junho, trazendo quase de 1 mil atletas. No sábado (31), às 17h, será lançado o livro A origem do Beach Tennis. Nascido na Itália e crescido no Brasil, de Alessandro Calbucci, com sessão de autógrafos. O evento ainda oferece clínicas para crianças de comunidades do Rio, atividades de conscientização ambiental, área gastronômica, DJs, sunsets e sorteios de prêmios nas redes sociais.
Praia de Copacabana. Qui. (29) até dom. (1 de jun.). Grátis.
+ Prepara o quentão! A agenda completa das festas juninas de 2025
1300º Qual é a saúde de um vulcão?
Espetáculo de dança fará apenas três apresentações no Sesc Tijuca, entre os dias 29 e 01 de junho, sempre às 18h, com entrada gratuita. A peça aborda as interações entre a força dos vulcões e as estruturas sociais humanas, refletindo sobre como a destruição e o atrito podem, paradoxalmente, promover regeneração e saúde. A montagem propõe uma descolonização do corpo que transcende as fronteiras entre humanidade e monstruosidade.
Sesc Tijuca. Teatro II. Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca. Qui. (29) a sab. (31), 19h, e dom. (1), 18h. Grátis. Ingressos disponibilizados na bilheteria.
Movimento de Escuta
O espetáculo de dança e arte surda com a Cia SOM fará oito apresentações gratuitas dentro do festival que celebra a diversidade. As sessões acontecem no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa da qui. (29) ao dom. (1º de jun.). São cinco jovens de diferentes regiões do Rio. São também PCDs (Pessoas com Deficiência) e, por isso, superar limites é mais do que uma prova de resistência, mas de existência. A direção é de Clara Kutner, diretora de sucessos na TV como Tapas e beijos. Aclamado no Festival de Teatro de Curitiba, o espetáculo volta ao Rio de Janeiro como parte da programação do PRESENÇA Festival. As apresentações são gratuitas. A companhia fará também uma oficina gratuita de dança na sexta (30) e, no sábado (31), haverá também debate em torno do tema A arte quebra tabu com os atores Ricardo Boaretto e Bruno Ramos, eles também pessoas surdas.
Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa. Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema. Qui. (29) a sab. (31), 18h/20h, e dom. (1), 17h/19h. Grátis. Ingressos disponibilizados na bilheteria uma hora antes da sessão.
+ Concorrente do Brasil em Cannes, filme de Wes Anderson estreia esta semana
Junina da Lagoa
Prepara a canjica! Com uma programação extensa feita para toda a família, o arraiá traz comidas e bebidas típicas, trios de forró pé de serra, quentão, drinks, festival de chopp, touro mecânico, pescaria, pula pula e muito mais.
Parque das Figueiras, Lagoa. Sab. (31) e dom. (1º de junho), 12h/22h. Grátis.
Vibrações Metropolitanas

O Instituto Rudá, responsável pela Orquestra Forte de Copacabana, lança novo projeto gratuito em um dos maiores cartões postais da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de promover a troca de vivências e experiências com grupos musicais de municípios vizinhos. O primeiro intercâmbio acontece com a Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros, representante da riqueza cultural, artística e musical de Maricá. No próximo sábado (31), o grupo abrirá a apresentação da Orquestra Forte de Copacabana.
Forte de Copacabana. Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Copacabana. Sáb. (31), 18h. Grátis.
Show da banda Nervoso e os Calmantes
O álbum Saudade das Minhas Lembranças, lançado em 2004, completa 20 anos e ganha comemoração à altura. Para celebrar duas décadas do disco, Nervoso e os Calmantes voltam aos palcos com show no domingo (1º de junho), no Teatro Ruth de Souza, em Santa Teresa, às 17h, com entrada franca. Os shows contarão com participações especiais de músicos que fizeram parte da trajetória dos Calmantes, como os bateristas Marcelo Callado, Robério Catelani e Pedro Schroeter, além dos guitarristas Benjão e Bruno Rezende, nomes que marcaram época ao lado de Callado na banda Carne de Segunda, referência do underground carioca.
Teatro Ruth Souza. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Dom. (1 de jun.), 17h. Grátis. Ingressos disponíveis no site Sympla.