Grátis! Encontro de Cinema Negro terá palestra de Ailton Krenak
Evento chega à 17ª edição desta sexta (18) ao dia 25 de outubro, com homenagem a Antônio Pitanga, exibições de 128 filmes e atividades formativas
O tradicional Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul chega à 17ª edição desta sexta (18) ao dia 25 de outubro, com exibições de 128 filmes de cineastas brasileiros, africanos, caribenhos e de outras diásporas, além de atividades formativas, tudo gratuito. A programação se espalha pelo Cine Odeon, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR).
Sob o tema tema Fortalecendo Pontes, o evento traz como grande novidade na programação o espaço para os povos originários: além de uma janela de filmes de/sobre indígenas, o encontro terá uma masterclass o pensador e imortal da ABL Ailton Krenak, nesta sexta (18), às 11h30, no Cine Odeon.
+ Reestreia de Viva o Povo Brasileiro e mais peças imperdíveis no Rio
Outro destaque é a homenagem a Antonio Pitanga, no mesmo local, neste sábado (19), a partir das 21h, na sessão do longa dirigido pelo artista, Malês. O filme marca o retorno do artista ao posto depois de 45 anos: ele 1979, ele estreou como diretor com Na Boca do Mundo.
Vencedor de quatro prêmios no Festival do Rio (melhor direção, trilha sonora, fotografia e ator coadjuvante), Kasa Branca, de Luciano Vidigal, será exibido nesta sexta (18), às 21h, no Cine Odeon. Além disso, o cineasta Joel Zito Araújo lançará a série Cadernos Negros, junto ao minicurso Cinema Africano Contemporâneo, na terça (22) e quarta (23) no Odeon.
Uma das figuras mais respeitadas da sétima arte na África na hoje, Cheick Oumar Sissoko, do Mali, participa da mesa Cinema Africano na Atualidade, no dia 24 de outubro (quinta), ao lado de Laza Razanajatovo (também conhecido como Laza, de Madagascar); do nigeriano Rahmatou Keïta; de Matthieu Orivas (Togo); de Mameich Keith (Mali) e de Vincent Fontano (Ilha da Reunião).
O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul é realizado pelo Centro AfroCarioca de Cinema e este ano reforça parcerias importantes com o continente africano com a Federação Pan-Africana de Cineastas (Fepaci) e a Aliança Pan-Africana de Roteiristas e Diretores (Apaser).
+ Grátis! Exposição na FGV reúne obras de Tarsila do Amaral e Vik Muniz
O Centro AfroCarioca de Cinema, por sua vez, foi fundado por Zózimo Bulbul (1937-2013) em 2007, sendo um espaço pioneiro na construção de novos rumos para o cinema negro brasileiro, com mostras de filmes e processos de formação, com oficinas, pitchings, seminário, pesquisas de novas linguagens e tecnologias, e acervo de memória.
Cine Odeon. Praça Floriano, 7, Centro. De sexta (18) a 25 de outubro. Programação completa neste link. Grátis. Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Dias 22 e 23 de outubro. Grátis. Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Dia 24 de outubro. Programação completa neste link. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui