Grátis: CCBB tem mostra de filmes de Léa Garcia e debate com Pepetela
Seleção de filmes sobre a atriz começa a ser exibida nesta quarta (9), mesmo dia em que o escritor angolano participa do Clube de Leitura CCBB
Dentro da programação que celebra os 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio, em outrubro, duas atrações gratuitas se destacam nesta semana: a Mostra Léa Garcia, com filmes estrelados pela artista, e o Clube de Leitura CCBB, que recebe o escritor angolano Pepetela.
A Mostra Léa Garcia chega ao cinema do espaço nesta quarta (9) e vai até 4 de novembro, homengeando os 90 anos de nascimento da atriz, morta em 2023. A retrospectiva conta com 16 filmes, sendo 15 longas-metragens e um curta-metragem, todos protagonizados por esse grande nome das artes dramáticas no país.
+ 12 destaques da Flip, Festa Literária de Paraty, que homenageia João do Rio
Com curadoria de Ewerton Belico e Leonardo Amaral, a seleção apresenta filmes emblemáticos dessa pioneira do protagonismo negro no audiovisual brasileiro. Entre os principais títulos da programação, está o longa de estreia de Léa no cinema, Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, que lhe rendeu a indicação ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
Outro destaque é seu último longa, O Pai da Rita (2022), de Joel Zito Araújo, cineasta com quem a atriz mais trabalhou. No sábado (12), o professor e cineasta Juliano Gomes conversa com o público após a exibição do filme, às 14h30.
No dia 30 de outubro (quarta), será a vez da cineasta e pesquisadora Milena Manfredini comentar a sessão do filme A Deusa Negra (1978), de Ola Balogun, às 18h. E o pesquisador e programador Hernani Heffner participa de conversa após a exibição de Ganga Zumba (1963), de Cacá Diegues, no dia 2 de novembro (sábado), às 16h. A programação completa está no site do CCBB.
O Clube de Leitura CCBB, por sua vez, tem como atração do mês o escritor angolano Pepetela, considerado um dos principais autores daquele país e vencedor do prestigiado Prêmio Camões em 1997. Ele participa de um bate-papo nesta quarta (9), às 17h30.
+ + Agenda de shows da semana tem Matteo Bocelli, Mumuzinho e BaianaSystem
O autor fará sobre seu romance Mayombe (1979), que conta histórias de guerrilheiros reunidos em uma base na floresta do Mayombe, ao lado de Carmen Tindó, professora titular de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da UFRJ, e da curadora e mediadora do clube, Suzana Vargas.
O próprio escritor, aliás, foi um dos membros do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e participou da luta armada de 1969 a 1974. Durante a guerra, ele, que se chama Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, adotou o nome de guerra Pepetela, que significa “pestana” na língua umbundo.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Clube de Leitura: Qua. (9), 17h30. Grátis. Mostra Léa Garcia: Qua. (9) a 4 de novembro. Programação completa no site do CCBB. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui