É grátis! CCBB recebe Ailton Krenak em seminário sobre línguas indígenas
O imortal da ABL faz a abertura do evento, que conta ainda com apresentação musical e encontros sobre a diversidade dos idiomas dos povos originários
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe nesta quarta (22) o evento Língua-Mãe, sobre a diversidade dos idiomas indígenas do Brasil, seu apagamento e o esforço para sua revitalização. Com curadoria de Ailton Krenak, Suely Rolnik e Andreia Duarte, o seminário conta com encontros e uma apresentação musical.
Na abertura, o Museu das Culturas Indígenas conta com apresentação do pensador e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Ailton Krenak (da Terra Indígena Krenak, em Resplendor, MG). Em seguida, é a vez de Carlos Tukano (Aldeia Maracanã, Rio de Janeiro, RJ) mostrar o Canto Sagrado da Cultura Tukano.
+ Luiz Antonio Simas reconta a história do Rio através de bares tradicionais
O encontro Palavra Criadora — Tecendo Línguas: A Emergência das Línguas Indígenas, das 10h às 12h, irá reunir discutir a importância do fortalecimento da diversidade dos idiomas dos povos originários no Brasil, na disputa pelos rumos do país, já que a monocultura da língua portuguesa na história colonial brasileira foi um projeto para enfraquecer os povos originários, tendo como foco a disputa pela terra e os modos de existir no mundo.
Participam do bate-papo João Ticuna (mestre e doutorando em Antropologia Social pelo programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional-PPGAS/MN); Júlia Xavante (Aldeia Maracanã, Rio de Janeiro); José Urutau Guajajara (Aldeia Maracanã, Rio de Janeiro) e Altaci Kokama (Coordenação Geral de Articulação de Políticas Educacionais Indígenas do Departamento de Línguas e Memórias Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Brasília).
Já a mesa Podemos, de Fato, Cambiar o Mundo?, das 14h às 16h, terá trocas poéticas bolsistas e premiados pela Prince Claus Fund, que realiza o evento ao lado da Outra Margem: Juan Rodrigues (Alagoinhas, Bahia); Mauricio Lima (Museu dos Meninos, Rio de Janeiro); Mbé Luan — Correia (Rio de Janeiro). A moderação das duas conversas é de Andreia Duarte.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. (22), 10h. É preciso retirar o ingresso na bilheteria ou no site uma hora antes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui