Continua após publicidade

É grátis! CCBB recebe Ailton Krenak em seminário sobre línguas indígenas

O imortal da ABL faz a abertura do evento, que conta ainda com apresentação musical e encontros sobre a diversidade dos idiomas dos povos originários

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 Maio 2024, 18h36

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe nesta quarta (22) o evento Língua-Mãe, sobre a diversidade dos idiomas indígenas do Brasil, seu apagamento e o esforço para sua revitalização. Com curadoria de Ailton Krenak, Suely Rolnik e Andreia Duarte, o seminário conta com encontros e uma apresentação musical.

Na abertura, o Museu das Culturas Indígenas conta com apresentação do pensador e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Ailton Krenak (da Terra Indígena Krenak, em Resplendor, MG). Em seguida, é a vez de Carlos Tukano (Aldeia Maracanã, Rio de Janeiro, RJ) mostrar o Canto Sagrado da Cultura Tukano.

+ Luiz Antonio Simas reconta a história do Rio através de bares tradicionais

O encontro Palavra Criadora — Tecendo Línguas: A Emergência das Línguas Indígenas, das 10h às 12h, irá reunir discutir a importância do fortalecimento da diversidade dos idiomas dos povos originários no Brasil, na disputa pelos rumos do país, já que a monocultura da língua portuguesa na história colonial brasileira foi um projeto para enfraquecer os povos originários, tendo como foco a disputa pela terra e os modos de existir no mundo.

Continua após a publicidade

Participam do bate-papo João Ticuna (mestre e doutorando em Antropologia Social pelo programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional-PPGAS/MN); Júlia Xavante (Aldeia Maracanã, Rio de Janeiro); José Urutau Guajajara (Aldeia Maracanã, Rio de Janeiro) e Altaci Kokama (Coordenação Geral de Articulação de Políticas Educacionais Indígenas do Departamento de Línguas e Memórias Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Brasília).

Compartilhe essa matéria via:

Já a mesa Podemos, de Fato, Cambiar o Mundo?, das 14h às 16h, terá trocas poéticas bolsistas e premiados pela Prince Claus Fund, que realiza o evento ao lado da Outra Margem: Juan Rodrigues (Alagoinhas, Bahia); Mauricio Lima (Museu dos Meninos, Rio de Janeiro); Mbé  Luan Correia (Rio de Janeiro). A moderação das duas conversas é de Andreia Duarte.

Continua após a publicidade

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. (22), 10h. É preciso retirar o ingresso na bilheteria ou no site uma hora antes.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.