Continua após publicidade

Glocal Experience discutirá o futuro do planeta na Marina da Glória

Entre os dias 9 e 17 de julho, a programação trará debates, intervenções artísticas, performances, shows, cinema e atividades para toda a família

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jul 2022, 15h50 - Publicado em 4 jul 2022, 15h46

Com a intenção de estimular debates sobre a sustentabilidade e o trabalho conjunto em prol do meio ambiente, a Glocal Experience ocupa a Marina da Glória entre os dias 9 e 17 de julho. “O que posso mudar na minha vida para contribuir com o planeta?”, “o que podemos fazer hoje?”, são algumas das reflexões que a iniciativa quer gerar nos participantes. Além de discussões sobre desenvolvimento sustentável, a programação contará com shows, oficinas, cinema, entre outras atrações artísticas e culturais.

+ Nova exposição revela a importância do desenho na obra de Anna Bella Geiger

O objetivo do projeto é ter uma realização contínua nos próximos anos, atuando como um laboratório de inovação social. “A Glocal Experience será realizada, no mínimo, até dezembro de 2030 em ciclos anuais, com atividades mensais que unirão arte, cultura, tecnologia e conteúdo em sua programação, adaptando a linguagem para impactar todos os públicos”, explica o diretor-geral do evento, Rodrigo Cordeiro.

No Rio, o evento será dividido em duas agendas: a Conferência e a Expo.

Continua após a publicidade

A primeira reunirá líderes e especialistas de diferentes setores para debater sobre quatro temas fundamentais: água, clima, energia e resíduos. O painel de abertura, no dia 13 de julho, contará com a presença de Adam Kahane, reconhecido como um dos principais líderes contemporâneos de conflitos de processos de paz e união entre nações e povo, e a cientista social brasileira Ilona Szabó, fundadora do Instituto Igarapé e e integrante do Conselho Consultivo de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU sobre multilateralismo eficiente.

Compartilhe essa matéria via:

Já a Expo terá instalações, arena de diálogos, performances, shows, exibição de filmes e atividades para toda a família.

Continua após a publicidade

Entre as áreas do Pavilhão e Promenade da Marina da Glória, o público poderá ver dezessete cubos grandes representando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Cada um medirá 2,5 metros e terá uma das faces grafitadas ao vivo ao longo dos dias de programação.

O espaço também será tomado por uma “Onda de Resíduos”, instalação com três metros de altura que remete a uma onda do mar composta por recicláveis e alerta sobre a importância da gestão de resíduos. Outra intervenção que vai chamar a atenção dos visitantes é a “Eggcident“. Criada pelo artista holandês Henk Hofstra, a instalação traz ovos gigantes estalados e prontos para serem fritos, buscando abordar de forma lúdica o aquecimento global.

+ Ídolo do futebol, Zico comanda colônia de férias nos campos em julho

Continua após a publicidade

Performances também ocupam o local para conscientizar o público sobre problemas ambientais. Uma delas será do artista Peri Pane, o Homem Refluxo, que carrega colado a seu corpo materiais descartados que podem ser reciclados. Outro personagem presente será o Homem Sustentável, do performer Francesco D´Avila, que carrega em seu corpo um “objeto sustentável”.

Na Arena de Diálogos, todos os dias haverá um debate sobre os desafios de setores ligados à sociedade e exemplos de transformação e superação. Já as sessões de nove filmes seguidas de debates acontecem aos fins de semana, em parceria com a Maria Farinha Filmes.

+ Com ingressos quase esgotados, Chico Buarque fará mais oito shows extras

Continua após a publicidade

Atividades para jovens e crianças também ganham destaque na programação, como oficinas de horta caseira, construção de mosaico utilizando microlixo como matéria prima e de tintas naturais, além do Espaço Criança, com brinquedos lúdicos.

Na agenda de shows, diferentes artistas estão confirmados, entre eles: Marcelo Jeneci, Caio Prado, Brisa Flor, Assucena Assucena e Txaná Ikakuru. Haverá ainda uma performance e oficina da artista plástica e poeta Mana Bernardes, além de performance e slam com Kimani, que venceu o Slam BR 2019 e representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Falada na França (La Coupe du Monde de Slam).

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Quem não puder comparecer ao evento também poderá acessar aos conteúdos pela plataforma on-line do projeto e pelas redes sociais. Realizada pela Dream Factory, a Glocal Experience terá discussões e debates até o final de 2022, quando se encerra o primeiro ciclo do projeto.

Marina da Glória. 9 a 17 de julho. Grátis. Mais informações: https://www.glocalexperience.com.br/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.