Gamboa de Portos Abertos e mais eventos gratuitos no fim de semana
Programação tem concerto no Forte de Copacabana, mostra de cinema com shows no Muhcab, filmes alemães e paredões sonoros no CCBB, entre outros
Abertura da Galeria Tu Tá No RJ
A galeria inaugura neste sábado (28), trabalhos dos DJs Clara Chousa, Calvet, Eneri, Ana Moraes, Gean 2050, Ladrilha, Qualq, Ivanno José Brabo (Só Letra Braba), Clara Rara e Caio Ciano. Às 22h, acontece a festa em comemoração à abertura.
Rua General Polidoro, 14, Botafogo. Sáb. (28), 14h (abertura) e 22h (festa). Grátis.
Abertura da mostra Bibliografia da Pintura
A Ocupação Iboru, em parceria com a Galeria Nara Roesler, apresenta a nova exposição de Elian Almeida, que ficará em cartaz até este domingo (29). Nome de destaque da nova geração, o artista aposta na convergência de diferentes linguagens, como pintura, fotografia, vídeo e instalação. Com uma abordagem decolonial, sua obra devolve o protagonismo a corpos negros e aborda temas o racismo e seus desdobramentos. No domingo (29), às 16h, Elian Almeida participa de um bate-papo sobre arte e criatividade com Marcelo D2 e o historiador, escritor e compositor Luiz Antonio Simas, com mediação de Luiza Machado.
Ocupação Iboru. Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Sex. (27), 11h/19h. Sáb. (28), 10h/17h. Dom. (29), 10h/17h (bate-papo às 16h). Grátis.
Gamboa de Portos Abertos
O festival chega à sétima edição, começando com a lavagem do coreto da Praça da Harmonia (17h), ritual realizado com músicos/ogãs que, junto aos representantes dos espaços culturais, farão uma saudação à ancestralidade local, seguido de um cortejo do Afoxé Filhos de Gandhi RJ e da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades (18h). A programação de domingo se encerra com um show de André Nascimento e Os Encantados, na Praça da Harmonia (20h). Neste ano, os homenageados do evento serão Ernesto Nazareth, Luciana Rabello e músicos do Cordão do Prata Preta. Mais de 30 espaços culturais da região estão na programação do festival, com shows, exposições, performances teatrais, palestras, oficinas, workshops e rodas de conversa.
Gamboa. Abertura: Dom. (29), 17h. De 29 de setembro a 6 de outubro.
Leão Etíope do Méier
O quinteto de metais da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta temas populares da música brasileira, de filmes e de concerto. O evento conta ainda com os shows da Favela Brass e do músico Msafiri Zawose, da Tanzânia. Nos intervalos, o DJ Rajão comanda o som.
Coreto do Jardim do Méier. Sáb. (28), 18h. Grátis.
Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem
A mostra apresenta um panorama da produção da Alemanha, com obras de cineastas mulheres, algumas delas nem sequer lançadas no Brasil. Nesta sexta (27), às 18h30, será exibido Ela Chef, de Melanie Liebheit e Gereon Wetzel. No sábado (28), os filmes são Dancing Heartbeats, de Lisa Wagner, às 16h, e As Faces de Toni Erdmann, de Maren Ade, às 18h. No domingo (29), é a vez de Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa, de Caroline Link, às 15h, e Quando Finalmente Voltará a Ser como Nunca Foi?, de Sonja Heiss, às 17h30.
CCBB. Cinema I. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sex (27), 18h30. Sáb. (28), 16h e 18h. Dom. (29), 15h e 17h30. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB. Até 7 de outubro.
Mostra de Cinema Ifé
Em sua quarta edição, a mostra exibe filmes de realizadores LGBTQIAPN+, negros e indígenas. A programação também conta com painéis, masterclasses e apresentações musicais: show da Azula, nesta sexta (27), às 20h; som do DJ Wall, no sábado (28), às 20h; e a roda de samba Moça Prosa, domingo (29), às 18h30. Veja a programação completa no site do evento.
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa Sex. (27) e sáb. (28), 18h/21h. Dom. (29), 14h/20h30. Grátis. Retirada de ingressos pelo Sympla.
Novas Raízes
A mostra celebra os 30 anos de carreira de Rosana Paulino, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira hoje. Com curadoria de Lucas Albuquerque, traz no térreo obras que pensam a relação entre a arquitetura e botânica, com desenhos, colagens e instalações. Já o segundo andar é dedicado a trabalhos que fazem uma reflexão sobre as vidas das mulheres negras ao longo da história do país. Com tecidos em voil, fitas, lentes, recortes e outros objetos, a artista propõe a preparação de um ambiente de descanso para todas as mulheres negras vítimas da história brasileira.
Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Abertura: Qui. (26), 18h/22h. Visitação: Qua. a dom., 14h/18h. Grátis. Até 12 de outubro.
Orquestra Forte de Copacabana
A big band faz sua tradicional apresentação mensal, desta vez com a participação do cantor Felipe Adetokunbo, que ficou conhecido por sua interpretação de At Last, sucesso na voz de Etta James, no The Voice Kids, em 2016. Após a performance da orquestra, é a vez do grupo de folclórico peruano Danza de Tijeras mostrar seu trabalho.
Forte de Copacabana. Praça Coronel Eugênio Franco, 1. Sáb. (28), 18h. Grátis.
Paredão Ocupa o Museu
O evento mostra a força dos paredões sonoros, com DJs, bandas, MCs e dançarinos, em shows que acontecem na área externa, além de exibições de filmes, debates e feira gastronômica. Funk, reggae maranhense e tecnobrega paraense estão representados. Entre as atrações, estão A Coisona (RJ) e Rayssa Dias (PE), nesta sexta (28), e Aparelhagem Crocodilo (PA), no sábado, sempre a partir das 20h. Veja a programação completa aqui.
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66 Centro. Qui. (26) a sáb. (28), 16h/2h. Grátis. Os ingressos serão liberados em lotes, na bilheteria ou no site do CCBB.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui