Funk ganha mostra no MAR e som de Marcelo D2 vira ocupação artística
Exposição conta a história do gênero carioca em mais de 900 obras, enquanto o artista organiza com a esposa mostra inspirada em seu último disco, Iboru
Música e artes visuais se unem em duas mostras que vão aportar no Centro da cidade neste fim de semana. Nesta sexta (29), o Museu de Arte do Rio recebe a exposição Funk: Um Grito de Ousadia e Liberdade, coletiva que conta a história do funk carioca, enquanto um casarão no bairro sedia a partir de sábado (30) Ocupação Iboru, desdobramento do álbum Iboru, de Marcelo D2.
Com mais de 900 obras, a principal mostra do MAR em 2023 recria a história do gênero musical que a batiza, indo dos bailes black da década de 70 aos dias de hoje. São fotografias, pinturas, objetos, vídeos e instalações de mais de cem artistas, entre eles nomes como Hebert, Vincent Rosenblatt, Blecaute, Maxwell Alexandre, Panmela Castro, Gê Viana e Daniela Dacorso, entre muitos outros.
+ É 0800! Dez programas gratuitos para aproveitar o fim de semana no Rio
A curadoria é de Marcelo Campos, curador-chefe do MAR, Amanda Bonan, gerente de curadoria do MAR, Dom Filó e Taísa Machado, com um time de consultores: Deize Tigrona, Sir Dema, Marcello B Groove, Tamiris Coutinho, Celly IDD, Glau Tavares, Sir Dema, GG Albuquerque, Leo Moraes e Zulu TR.
A abertura, na sexta (29), recebe uma série de atrações, como apresentação de dança do Afrofunk Rio e show com MC Cacau cantando MC Marcinho. Porém, os ingressos estão esgotados. Mas o museu também terá entrada gratuita no sábado (30).
Já a Ocupação Iboru é uma experiência imersiva a partir do álbum mais recente de Marcelo D2, Iboru, unindo arte, música, moda, gastronomia de terreiro, exibição do filme Iboru e oficinas. O projeto foi criado e produzido por D2 e Luiza Machado, com quem o rapper é casado, e eles irão realizar visitas guiadas ao longo da ocupação.
Estarão expostas obras inéditas de oito artistas plásticos, que se inspiraram no universo Iboru, em diferentes técnicas, como pintura a óleo, pintura digital e instalações: Ilustrablack, Calvet, Heloísa Hariadne, Ana Paula Sirino, Apolo Torres, Manuela Navas, Yedda Affini e De Saturno.
+ Como conseguir ingresso para The Eras Tour, de Taylor Swift, nos cinemas
A gastronomia, inspirada na comida de terreiro e nas oferendas para os orixás, fica a cargo do Agô — Bar da Encruza. O espaço também terá atrações musicais. A programação completa será publicada no perfil do Instagram do artista, @marcelod2.
MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Sex. (29), 18h/22h. Ingressos esgotados. Sáb. (30), 11/18h. Grátis. Retirar ingresso pelo site do MAR. Ocupação Iboru. Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qua. a dom. Grátis. De 30 de setembro a 14 de outubro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui