Continua após publicidade

Fim de Partida

Ótima montagem de um clássico de Samuel Beckett (1906-1989) está em cartaz na cidade

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h49 - Publicado em 21 fev 2014, 17h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

    Publicidade

    Ter uma ótima montagem de um clássico de Samuel Beckett (1906-1989) em cartaz na cidade já seria, por si, notícia digna de júbilo. No caso desta produção da companhia Alfândega 88, entretanto, há algo a mais para celebrar. Sob direção de Danielle Martins de Farias, uma das fundadoras da trupe,

    Publicidade

    o espetáculo resiste a desvios de rumo – não há a intenção de fazer experimentações temerárias a partir da obra nem de tornar a encenação mais palatável para o público. Trata-se, portanto, de um Beckett puro, fiel àquele da estreia, em abril de 1957. Escrito sob o clima do pós-guerra, o texto apresenta quatro insólitos personagens confinados no que parece ser um abrigo, isolados não se sabe exatamente do quê. Cego e preso a uma cadeira de rodas, Hamm (Leonardo Hinckel) é uma espécie de líder nesse inóspito lugar, cada vez mais carente de alimentos e remédios. Clov (Rafael Mannheimer), seu criado, é acometido por alguma doença que o impede de sentar-se. Por fim, seus pais, Nagg (Silvano Monteiro) e Nell (Adriana Seiffert), são velhos decrépitos que vivem dentro de galões de ferro. Em se tratando de Beckett, nome-chave do teatro do absurdo, não cabe aqui entrar em pormenores do enredo. Basta dizer que, por trás de diálogos de tintas surrealistas, se vislumbram sentidos e se estimulam reflexões muito contundentes sobre o fracasso da existência humana.

    O alegado hermetismo da obra encontra contrapeso adequado no bom ritmo imposto pela direção e no excelente elenco (com destaque para Mannheimer). Atuações minuciosas reforçam o clima de esterilidade e desolação reinante (90min). 14 anos. Estreou em 12/2/2014.

    Teatro Ipanema (222 lugares). Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, ☎ 2267-3750. → Terça e quarta, 21h. R$ 30,00. Bilheteria: a partir das 15h (ter. e qua.). Até 26 de março.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.