Pós-Oscar: filmes russos e nordestinos ganham cartaz em mostras no Rio
Programação traz ainda seleção de sete filmes falados em francês, a maioria deles inédita no circuito comercial brasileiro, no Estação Net Rio, em Botafogo
Mostra de Cinema Francófono
No Mês da Francofonia 2024, a mostra celebra a diversidade cultural da língua francesa ao apresentar uma seleção de sete filmes, a maioria inédita no circuito comercial brasileiro. São seis longas lançados recentemente, entre eles Os Piores, das francesas Lise Akoka e Romane Guéret; Niagara, do canadense Guillaume Lambert; e Zanka Contact, do marroquino Ismael El Iraki; e um clássico africano restaurado, A Vida é Bela (1987), dirigido pelo congolês Mweze Ngangura e o belga Benoît Lamy.
Estação NET Rio. Sala 2. Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo. Ingressos pelo Ingresso.com. De 14 e 17 de março.
Mostra Perequeté: Cinema Queer Nordestino
A mostra busca estabelecer o diálogo entre a produção superoitista paraibana das décadas de 1970 e 1980, apresentada no programa A Onda de Filmes Queer em Super-8 na Paraíba, e a produção contemporânea de alguns realizadores e coletivos nordestinos, como o Surto & Deslumbramento, de Pernambuco. O conjunto de filmes apresenta uma efervescente manifestação cinematográfica que dá visibilidade a pessoas de grupos normalmente invisibilizados, trazendo nomes como Breno Baptista, Noá Bonoba, Leo Tabosa, Alexandre Figueirôa e R.B. Lima.
CCBB. Cinema I. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Grátis. De 14 a 31 de março. Programação completa no site do CCBB.
Mostra Tarkovsky
Logo após o Oscar, o Grupo Estação NET de Cinema rende homenagem ao cineasta russo Andrei Tarkovski (1932-1986), considerado um dos nomes mais importantes da história da Sétima Arte. O público poderá assistir de primeiro longa, A Infância de Ivan, a seu derradeiro filme, O Sacrifício, passando pelas ficções científicas Solaris e Stalker, além do e o média-metragem O Rolo Compressor e o Violinista, entre outros. Tarkovsky dirigiu apenas sete longas, já que morreu precocemente, aos 54 anos, no auge de sua carreira.
Estação NET Botafogo. Sala 1. Rua Voluntários da Pátria, 88. R$ 16,00 a R$ 96,00 (passaporte para os oito filmes). Ingressos pelo Ingresso.com. De 13 a 20 de março.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui