Continua após publicidade

Um bateirista na linha de fogo

Marcelo Yuka no Caminho das Setas surpreende pelas sinceras declarações do artista

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 15h17 - Publicado em 30 nov 2012, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • AVALIAÇÃO ✪✪✪

    Publicidade

    Entre documentários dispensáveis, como Onde a Coruja Dorme e Construção, há bons registros passando pelo circuito, a exemplo de Tropicália e Muito Além do Peso. Soma-se ao time vencedor Marcelo Yuka no Caminho das Setas, em cartaz desde sexta (30) no Cine Candido Mendes e no Espaço Itaú de Cinema 5. Da trajetória de um profissional da arte, surgem como pano de fundo as mazelas do Brasil. A diretora Daniela Broitman seguiu Marcelo Yuka por oito anos e condensou 130 horas de gravações em 95 minutos. Então compositor e bateirista da banda O Rappa, Yuka levou nove tiros ao tentar impedir um assalto no Rio em 9 de novembro de 2000. Ficou paraplégico, pensou em suicídio e, em meio a dores lancinantes, deixou o grupo após diferenças irreconciliáveis com o vocalista Falcão e demais integrantes. Criou outro conjunto, o F.UR.T.O, deu continuidade aos projetos sociais e mudou seu estilo musical.

    Publicidade

    As transformações dele são sentidas à flor da pele ao longo da projeção. Na aparência, Yuka ganhou alguns quilos; por dentro, continua o mesmo contestador de sempre – agora zen e praticante da meditação. Surpreendem mais em sua trajetória a recusa em aceitar seu estado físico e o mea-culpa feito por haver negligenciado a fisioterapia por um longo tempo. Ele batalhou pelas pesquisas de células-tronco e jamais se considerou um exemplo de superação. Se o filme estampa seu generoso sorriso e o humor espirituoso, expõe por trás a fragilidade da segurança pública que o fez mais uma vítima da violência. As câmeras acompanham a vida do músico até 2011, quando ele se apresentou na quarta edição carioca do Rock in Rio. Ficou de fora, portanto, sua experiência como candidato a vice-prefeito do Rio nas eleições municipais deste ano.

    Marcelo Yuka no Caminho das Setas, de Daniela Broitman (Brasil, 2011, 95min). 12 anos. Estreou em 30/11/2012. Cine Candido Mendes e Espaço Itaú de Cinema 5.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.