Celebrando a produção feminina, Festlip leva espetáculos a diversos palcos
Além da homenagem a Zezé Motta, um prêmio especial será entregue à escritora Conceição Evaristo
No ano em que comemora sua 15ª edição, o Festlip celebra as mulheres. Depois de três dias de programação em Lisboa, no mês de maio, a etapa carioca vai de 29 de novembro a 4 de dezembro, com peças, shows, encontros, espetáculos infantis, oficinas e mostra gourmet, distribuídos pelo Teatro Glaucio Gil, Teatro João Caetano, Salão Assyrio e Sala Mario Tavares (Theatro Municipal do Rio), Unirio e Zazá Bistrô.
+ Prestigiado Grupo Galpão chega ao Rio com musical que une Brecht e cabaré
As homenagens também serão em dose dupla: o tradicional Prêmio Festlip 2023, dedicado a expoentes das artes nos países de língua portuguesa, será entregue à atriz e cantora Zezé Motta, que completa 55 anos de carreira em 2023. E uma homenagem especial também será feita à escritora brasileira Conceição Evaristo, com o inédito Prêmio Elo Festlip, que destaca o reconhecimento e difusão internacional de sua obra.
Na programação, o destaque é o espetáculo O Canto das Sereias, concebido especialmente para a ocasião. Com dramaturgia de Marcia Zanelatto e elenco exclusivamente feminino da multinacional Trupe Festlip, com atrizes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a peça marca a estreia na direção de Tânia Pires Abrão, diretora artística do festival.
A programação teatral acontece de 1 a 3 de dezembro e inclui ainda três espetáculos de companhias de Portugal: Vozes de Sereias, da Cia Teatro Meridional; Palco Principal, do grupo SillySeason, e Nas Ondas do Improviso, do grupo de teatro do improviso Os Improváveis, que em sua terceira passagem pelo festival contará com a participação especial dos brasileiros Rafael Saraiva (Porta dos Fundos), Ana Paula Novellino (Teatro do Nada) e o músico Taiyo Omura.
Também de Portugal vem o infantil Capuchinho, inspirado no conto clássico de Perrault, O Chapeuzinho Vermelho. A peça é apresentada pelo Teatro Plage, do diretor Paulo Lage, na programação do FESTLIPinho, que este ano ocupa a Sala Mário Tavares, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de novembro.
A cantora e atriz cabo-verdiana Tidy Rodrigues e o violonista brasileiro Arthur Vidal celebram e aproximam a música dos dois países no show Do Toque ao Canto, que acontece no dia 30 de novembro, no Teatro Glaucio Gil, em Copacabana, em um dos momentos já clássicos e mais festivos do evento, o FESTLIPshow.
Este ano, duas oficinas gratuitas darão oportunidade a estudantes e professores de artes cênicas para se aprofundar nas técnicas do Teatro do Improviso, com Marta Borges e Pedro Borges, do grupo Os Improváveis, no dia 28 de novembro, na Unirio, e na trajetória do dramaturgo e professor português Rui Pina Coelho, em 4 de dezembro, na Sala Mario Tavares (TMRJ). As inscrições podem ser feitas pelos emails oficinaimproviso@talu.com.br (até 22 de novembro) e oficinadramaturgia@talu.com.br (até 2 de dezembro), respectivamente.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com o título O Sereno Sabor das Marés, a inspiração na rica culinária dos nove países de língua portuguesa dará origem ao menu criado especialmente para o Festlip pelos chefs Helo Lima (Bahia) e Arthur Cardoso (Zazá Bistrô), e pelo mixologista Rausley Cler, no restaurante Zazá Bistrô, em Ipanema. Ceviche, moqueca, bolinho de bacalhau e outras delícias, acompanhadas por drinques exclusivos, estarão disponíveis para almoço e jantar durante os seis dias do festival.