Continua após publicidade

Tela quente: veja os destaques do Festival Varilux de Cinema Francês

O evento traz 17 longas inéditos, além de um clássico, uma homenagem e uma mostra com séries. Convidados como o ator Gilles Lellouche participam de sessões

Por Kamille Viola
21 jun 2022, 16h43
À esquerda, o ator Louis Garrel, de camisa azul-escuro de mangas compridas. À direita, a atriz Laetitia Casta, de vestido jeans. Eles estão sentados à mesa.
Louis Garrel e Laetitia Casta: artistas vivem um casal no longa Um Pequeno Grande Plano, dirigido por Garrel - (./Divulgação)
Continua após publicidade

Começa nesta terça (21) o Festival Varilux de Cinema Francês. Em sua 13ª edição, o evento apresenta 17 filmes inéditos e recentes, além de um clássico, uma homanagem e uma novidade: sessões com séries francesas.

+ Van Gogh in Rio: pintor é tema de novas mostras interativas na cidade

Entre os destaques da programação, que vai até 6 de julho, estão filmes de diretores já conhecidos do público brasileiro, Peter Von Kant, de como François Ozon; O Próximo Passo, de Cédric Klapisch; Um Herói, de Asghar Farhadi, e Um Pequeno Grande Plano, de Louis Garrel, protagonizado pelo próprio. A atriz Fanny Ardant estrela o longa Os Jovens Amantes, de Carine Tardieu.

Compartilhe essa matéria via:

Será a chance de assistir a longas premiados, como O Acontecimento, de Audrey Diwan, vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021; Um Herói, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021; Contratempos, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza, e Peter Von Kant, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

Continua após a publicidade

+ Parque Lage retoma oficinas artísticas gratuitas para a criançada

Como já é tradição no evento, uma delegação francesa vem à cidade, para participar de sessões especiais. Entre os artistas confirmados, estão o ator Gilles Lellouche — protagonista de O Destino de Hoffman, Kompromat e Golias — e os cineastas Carine Tardieu (Os Jovens Amantes), Jérôme Salle (Kompromat), Diastème (O Mundo de Ontem), Eric Gravel (Contratempos) e Régis Roinsard (Esperando Bojangles). A programação completa de sessões com convidados está neste link.

+ Férias no cinema: Minions 2 e mais filmes para a criançada assistir

Pela primeira vez, o festival terá uma mostra com sete séries francesas inéditas, no Rio e em São Paulo. As cidades recebem ainda uma masterclass e um encontro profissional durante o evento. Futuramente, as séries serão disponibilizadas para todo o país gratuitamente em streaming.

Continua após a publicidade

+ Parque Lage recebe evento voltado às artes digitais no fim de junho

O Festival Varilux de Cinema Francês tem sessões no Cinemark Downtown, Espaço Itaú de Cinema Botafogo, Estação Net Botafogo, Estação Net Rio e Estação Net Gávea. A programação completa está no https://variluxcinefrances.com/2022/cidade/rio-de-janeiro-rj.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.