Festival Vale do Café: o que aproveitar na Serra fluminense até 27 de julho
Shows gratuitos, visitas a fazendas históricas e experiências gastronômicas movimentam cidades do Vale do Paraíba na 20ª edição do evento

Entre as montanhas e casarões coloniais do Sul do estado do Rio, o Festival Vale do Café chega à sua 20ª edição transformando o Vale do Paraíba em um grande palco a céu aberto. Nesta sexta (18) e até o dia 27 de julho, cidades como Vassouras, Barra do Piraí, Rio das Flores e Valença recebem uma programação intensa, com concertos gratuitos, visitas a fazendas centenárias e degustações que valorizam a cultura local.
+Chico César celebra 30 anos do disco Aos Vivos em show com a Nova Orquestra
A proposta vai além da música. A ideia do festival é criar uma experiência sensorial que mistura história, turismo e sabores típicos da região. Nos palcos espalhados por praças, igrejas e propriedades rurais, o público acompanha apresentações de nomes como Felipe Naim, Leo Gandelman, Cristina Braga, Marcel Powell e Ulisses Rocha. Este ano, o homenageado é o violonista e compositor maranhense Turíbio Santos, presença confirmada em um dos concertos especiais.
+A Loba no palco: Alcione enfileira hits e canta novidades em show na Barra
Outro destaque é a participação da cantora e instrumentista Nilze Carvalho, convidada de Marcel Powell. As apresentações acontecem em cenários que guardam memórias do ciclo do café, como antigas moendas e salões de época, reforçando o diálogo entre passado e presente.
+Ivan Lins dá o pontapé inicial da turnê dos seus 80 anos no Vivo Rio
O evento também movimenta a economia das pequenas cidades: segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cada real investido retorna mais de cinco reais para o comércio local. Durante o festival, a ocupação hoteleira chega a 100% e produtores de café, cachaça e queijos oferecem degustações e produtos para venda, estimulando o turismo sustentável.
+A redenção do pagode, que revive o sucesso dos anos 1990
Oficinas e cursos de música são atrações à parte. Em Vassouras, alunos de diferentes idades participam de ensaios abertos na praça central e se apresentam no Centro Cultural Cazuza e na Igreja Matriz, sob a coordenação do professor Rodrigo Belchior.

Programação nas fazendas
Nas fazendas históricas, a experiência inclui visita guiada, lanche típico e apresentações intimistas. No dia 18 de julho (sexta-feira), a Fazenda Florença recebe o pianista Felipe Naim, com visitação das 14h às 15h, lanche entre 15h e 15h45 e concerto às 16h.
Em 19 de julho (sábado), a programação se divide: na Fazenda das Palmas, Angélica de La Riva e Max Barros apresentam Guerra & Paz após lanche e visitação das 9h30 às 11h; já na Fazenda São Fernando, o show Choro y Salsa do grupo de Zé Paulo Becker começa às 17h, depois de visitação das 15h30 às 17h e lanche das 18h às 19h.
No domingo, 20 de julho, o público poderá conferir Entre o Choro e o Afro-Samba: Homenagem a Baden Powell com o Choro Nota Dez no Casarão Unifoa, após visitação das 9h30 às 10h45 e lanche ao meio-dia.
A semana seguinte traz o Edigar Nio Trio, com participação de Yumi Park, na Fazenda União em 25 de julho (sexta-feira), com lanche das 15h às 16h, concerto às 16h e visitação às 17h. Em 26 de julho (sábado), duas atrações em Barra do Piraí: Léo Gandelman e Eduardo Farias na Fazenda Ponte Alta às 11h (visitação das 9h às 10h e lanche das 10h às 11h) e, à tarde, Viva a Ópera com José Staneck, Ricardo Santoro e Marina Spoladore na Fazenda Alliança, com visitação ao Caminho do Café entre 14h30 e 15h30, lanche das 15h às 16h e concerto às 16h.
O encerramento será em 27 de julho (domingo) na Fazenda Monte Alegre, com Musicalidade Negra, encontro de Marcel Powell e Nilze Carvalho, após visitação das 9h30 às 10h45 e lanche ao meio-dia.

Concertos gratuitos pelo Vale
Além das experiências nas fazendas, o festival promove uma agenda gratuita em praças, igrejas e centros culturais. Entre os destaques estão os espetáculos Gafieirando – O Show, na Praça Irineu Mendonça (Ipiabas, Barra do Piraí), na sexta (18), às 20h30; Roda de Choro – Tributo a Turíbio Santos na Igreja Matriz de Vassouras no sábado (19), às 19h; e Orquestra Sanfônica – Sanfonas do Brasil na Praça Teixeira Campos (Pinheiral), no domingo (20), às 15h. Há ainda apresentações no Centro Cultural Cazuza, em Vassouras, com o Coro Juvenil na segunda (21); as edições do Café Cultural de terça (22) a quinta (24), sempre às 18h; e apresentações de Cristina Braga em Valença e Priscila Rato com Marcelo Caldi em Piraí na quinta (24), às 20h). Outros momentos marcantes são o concerto de professores e alunos na sexta (25), às 10h, na Igreja Matriz de Vassouras; o show de Ulisses Rocha Trio em Rio das Flores na sexta (25), às 19h; e Kiko Horta Trio, na Estação Ferroviária de Engenheiro Paulo de Frontin, no sábado (26), também às 19h.
Fazenda Florença. Estrada Cachoeira, 1560, Conservatória, Valença. Fazenda das Palmas. Estrada das Palmas, 9444, Barão do Amparo, Engenheiro Paulo de Frontin. Fazenda São Fernando. Rodovia Lúcio Meira, Km 218, Massambará, Vassouras. Casarão Unifoa. Campus Universitário Olezio Galotti, Avenida Dauro Peixoto Aragão, 1325, Três Poços, Volta Redonda. Fazenda União. Estrada do Abarracamento, RJ-135, Km 25, Rio das Flores. Fazenda Ponte Alta. Rua Silas Pereira da Mota, 880, Parque Santana, Barra do Piraí. Fazenda Alliança. RJ-145, Km 47, Barra do Piraí. Fazenda Monte Alegre. Rua D, 1429-1293, Monte Alegre, Paty do Alferes. Mais informações sobre o festival: https://festivalvaledocafe.com.br/programacao/