Festival vai transformar Santa Teresa em galeria de arte a céu aberto
Festival de Arte Urbana de Santa Teresa (Faust) ocupa ruas, bares e restaurantes do bairro com obras de artistas como Rafa Mon, Bruno "BR" Bogossian e Busy
Bairro conhecido por vocação artística, Santa Teresa irá se transformar em uma galeria de arte a céu aberto na primeira edição do Festival de Arte Urbana (Faust), que acontece desta quinta (15) a domingo (18).
O projeto será conduzido por artistas que moram ou já expõem seus trabalhos no lugar, como Rafa Mon, Kajaman, Márcio SWK, Bruno “BR” Bogossian, Carol Pacini, Andréa Imbiriba, Raphael Leder Arruda, mais conhecido como Busy, e LF Zod.
+ Carnaval 2025: ingressos para a Sapucaí custam a partir de 95 reais
Um mapa ajudará o público a encontrar as mais de trinta obras, com informações sobre a localização e o autor. Ele poderá ser retirado na Estação do Bondinho na Carioca, nos bares e restaurantes, parques, museus, lojas e com promotores pelo bairro, e também está disponível na versão on-line.
A argentina Carol Pacini, por exemplo, utilizando a técnica de serigrafia sobre cerâmica, a desenvolveu sete painéis de azulejos com mapas em pontos importantes do bairro: no Esquina de Santa, no Simplesmente, no alto da escadaria Selarón; na rua Benjamin Constant; no Explorer Bar; no Mirante dos Prazeres e no Curvelo.
Já LF Zod irá realizar uma arte sobre as antigas portas externas do recém-reformado Cine Santa, unindo pintura e colagem. Além disso, durante o Faust, o público poderá acompanhar a criação dos murais ao vivo.
Além disso, o festival apresenta a Galeria Therê, criada em parceria com a Cervejaria Therezópolis, que levará obras aos restaurantes do bairro. Rafa Mon expõe no Tribas Pizza. O restaurante Simplesmente recebe Bruno Bruno “BR” Bogossian para estampar umas das suas principais paredes.
+ Agenda de shows da semana vai de Fundo de Quintal a Fábio Jr
No Café do Alto, Marcio SWK transforma uma das principais paredes do restaurante em uma obra de arte com o tema Raízes, inspirada na cultura nordestina. Marcelo Jou e Duim, do coletivo Santa Crew, levam o trabalho Meu Olhar, Meu Lugar ao restaurante asiático CŌNG.
No Esquina de Santa, Marcio SWK dará novas cores ao espaço instagramável que ocupa uma das paredes externas, concorrido point de fotos do bairro, que estampa a frase “Bem-vindo a Santa Teresa”.
+ Seu nome é Vitória? Então você entra de graça no cinema até sexta (16)
Em todos os dias do evento, o DJ Zod se apresentará no Largo dos Guimarães, em diferentes horários. Na quinta (15), o Simplesmente terá o tradicional samba do grupo Panela de Barro, das 18h às 22h.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui